Maioria das organizações ibéricas planeia aumentar investimento em IT

Um estudo da Dynabook prevê que 71% das organizações da Península Ibérica vá aumentar o seu investimento em IT durante o ano de 2021

Maioria das organizações ibéricas planeia aumentar investimento em IT

A Dynabook divulgou as mais importantes conclusões do ‘The Hybrid Shift: Managing an increasingly remote workforce’, um estudo que realizou recentemente junto de decisores de TI de várias empresas europeias. De acordo com o mesmo, este ano, 65% destes profissionais têm acesso a um maior orçamento para dedicar às TI, tendo em vista a melhor acomodação do trabalho remoto e híbrido e o apoio na continuidade do negócio.

O estudo, comissionado pela Dynabook e realizado em parceria com a Walnut Unlimited, inquiriu mais de mil decisores de TI séniores de médias e grandes empresas em vários setores da indústria de vários países europeus, com o objetivo de revelar os orçamentos dedicados às TI, identificar os novos padrões de trabalho e fazer um levantamento dos dispositivos considerados prioritários para os próximos 12 meses.

Todas as regiões tidas em conta reportaram uma subida dos gastos dedicados a TI, mas a Península Ibérica foi o palco das maiores mudanças, com 71% das organizações a demonstrar um maior investimento em tecnologia no próximo ano, seguida de perto por 70% das empresas dos Países Baixos. Mais de três quartos (76%) das organizações de serviços financeiros revelaram maiores orçamentos, à semelhança de 73% das empresas de fabrico. Em oposição, as empresas do setor retalhista demonstraram ser as menos prováveis de aumentar os seus orçamentos para TI, embora mais de metade (54%) tenha, mesmo assim, indicado uma expansão dos gastos.

A mudança de locais e padrões de trabalho são claros motores para o maior investimento em TI. O estudo concluiu que, depois da pandemia, mais de dois terços dos trabalhadores (67%) deverão trabalhar a partir de casa ou sem localização fixa – percentagem que, antes da COVID-19, se situava nos 53%. 

Quando inquiridos sobre a garantia de produtividade da sua crescente força de trabalho remota, mais de metade (51%) das organizações indicaram que irão priorizar a prestação de apoio/assistência à distância ao seu staff. Em comparação com um estudo conduzido pela Dynabook em 2018, este parâmetro registava uma percentagem de 29%. Proteger as ferramentas de comunicação e colaboração foi também indicado como importante para a produtividade das equipas – 41% dos decisores TI apontaram ambas como fundamentais ao bom desempenho dos funcionários, enquanto 37% destacou a formação para as TI como um fator de relevo.

Concluiu-se ainda que as empresas europeias continuam a acelerar a sua transição para o digital, procurando equipar-se com uma infraestrutura TI robusta, capaz de apoiar a nova força de trabalho. Soluções Cloud e assistência TI remota são as principais prioridades para as organizações de todos os mercados e setores, com 50% dos inquiridos a colocar no topo ambas as tecnologias, respetivamente.

Estima-se também que a aposta na infraestrutura de cibersegurança (48%) seja um dos investimentos tecnológicos prioritários do próximo ano, seguido da formação do staff para as TI (40%) e, em quinto lugar, o equipamento dos trabalhadores com melhores dispositivos (37%).

Comparando a importância conferida a estas tecnologias antes e depois da emergência da pandemia, 77% das organizações perceciona os softwares de segurança como mais importantes do que antes, enquanto 73% considera as ferramentas colaborativas mais significativas agora. Ao mesmo tempo, 70% indicou que as plataformas Cloud têm atualmente maior valor e 62% atribui aos acessórios dos dispositivos maior importância no retorno ao novo normal. 

O estudo destaca ainda o valor acrescido que adquiriram os computadores portáteis, com quase três quartos (74%) das empresas a considerar as decisões de compra destes dispositivos mais importantes do que antes da COVID-19. O Reino Unido registou a maior disparidade entre a utilização de computadores portáteis e computadores fixos, com 90% das organizações britânicas a recorrerem aos portáteis para o trabalho à distância e apenas um terço (33%) a utilizar computadores fixos. A popularidade destes últimos mantém-se, contudo, noutras partes da Europa, como é o caso de Península Ibérica (52%), França (47%) e Países Baixos (46%). 

Além disso, dois terços (66%) das organizações planeiam agora a integração ao longo dos próximos 12 meses de mais portáteis na sua infraestrutura de trabalho remoto, demonstrando que a confiança nestes dispositivos permanecerá forte para o que resta de 2021.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.