Líderes de logística vão aumentar investimento em outsourcing

A Gartner indica que 66% dos decisores aumentaram o orçamento em outsourcing em 2021, tendo por base três pilares principais - tecnologia, custos e satisfação do cliente

Líderes de logística vão aumentar investimento em outsourcing

Entre março e maio de 2021, a Gartner inquiriu 298 profissionais da cadeia de valor nos EUA, Europa e APAC com capacidade de decisão em relação ao outsourcing da cadeia de valor. O relatório, agora divulgado, indica que 66% dos líderes de logística aumentaram o seu orçamento de outsourcing logístico em 2021 e 74% antecipam um aumento nos próximos dois anos, de acordo com um inquérito da Gartner.

Os decisores destacam enquanto três principais prioridades logísticas, melhorar ou atualizar a tecnologia (37%), reduzir e otimizar custos (31%) e aumentar a satisfação do cliente (29%). "O outsourcing logístico a fornecedores de logística de terceiros (3PL) tem vindo a aumentar há algum tempo e não há indicação de que isso mude tão cedo", disse David Gonzalez,  vice-presidente analista de supply chain da Gartner, “no entanto, os líderes de logística enfrentam  desafios significativos que só podem enfrentar em colaboração com os seus parceiros 3PL".

Perante os desafios, muitos líderes de logística recorrem a parceiros de outsourcing para apoio, requerendo colaboração e compromisso de ambas as partes, explica a Gartner. "Quase dois terços dos inquiridos afirmaram que os prestadores de serviços 3PL tiveram um efeito positivo ou extremamente positivo na sua competitividade. Esta é a base perfeita para construir uma parceria duradoura e significativa que permita investimentos conjuntos e intercâmbio de informações transparente", disse David Gonzalez.

Nesse sentido, a Gartner afirma que a gestão de relacionamentos tornar-se-á uma tarefa essencial para os líderes de logística, tendo em vista a criação de uma relação de trabalho produtiva, colaborativa e transparente. "A comunidade 3PL tem muito a oferecer e a comunidade de expedidores tem muito a ganhar. Face às perturbações em curso, à crescente influência dos transportadores e a seleção dos clientes, os expedidores e os 3PL devem trabalhar em conjunto para proteger mutuamente os seus interesses instalados. Se eles podem entrar numa relação de confiança, há muito espaço para inovação e oportunidades futuras", concluiu o analista da Gartner.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.