Investidores estão a fazer ‘trabalho de casa’ em relação à inteligência artificial

Depois da euforia inicial, os investidores estão a olhar para os possíveis riscos dos investimentos em inteligência artificial

Investidores estão a fazer ‘trabalho de casa’ em relação à inteligência artificial

A rápida adoção de inteligência artificial generativa levou os mercados à loucura no início deste ano, mas, depois da euforia inicial, os investidores estão a olhar para os possíveis riscos de investimentos neste mercado.

A McKinsey indica que a IA generativa pode adicionar 7,3 biliões de dólares em valor à economia mundial todos os anos e que pode automatizar metade das atividades atuais entre 2030 e 2060. No entanto, isso significa que as empresas vão enfrentar grandes desafios – como redundâncias e o repensar dos modelos de negócio – se querem atingir todo o potencial da IA.

Se empresas como a Nvidia estão a assistir a um aumento das suas ações muito por força da inteligência artificial, outras – principalmente as que operam call centers e outros serviços vistos como vulneráveis a serem substituídos por bots – já perderam cerca de 30% do seu valor este ano.

Citado pela Reuters, um portfólio manager numa empresa de investimentos indica que investir indiscriminadamente não é uma opção para os investidores que procura exposição a inteligência artificial e que “é importante fazer o ‘trabalho de casa’”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.