Inteligência artificial pode aumentar domínio das Big Tech

Andreas Mundt, responsável pela agência de antitrust da Alemanha, alerta que a inteligência artificial pode aumentar o domínio das grandes tecnológicas

Inteligência artificial pode aumentar domínio das Big Tech

O responsável pela agência de antitrust da Alemanha, Andreas Mundt, alertou que a inteligência artificial pode aumentar o poder de mercado das grandes tecnológicas e os reguladores devem estar atentos a qualquer comportamento anticompetitivo.

Mundt levanta preocupações regulatórias de que as gigantes tecnológicas, com grandes quantidades de dados dos seus utilizadores, podem ganhar uma vantagem competitiva com as novas tecnológicas utilizadas em dispositivos para casas inteligentes, procuras na web, publicidade online, carros e outros produtos e serviços.

Numa entrevista com a Reuters, Mundt refere que “para nós enquanto autoridade da concorrência, é crucial que esta nova tecnologia não fortaleça ainda mais o domínio das grandes corporações”. O responsável acrescenta, ainda, que “são muitos os perigos porque são precisas duas coisas para IA: servidores poderosos e grandes quantidades de dados. As grandes empresas de Internet têm ambos”.

A popularidade da inteligência artificial nos últimos tempos levou governos um pouco por todo o mundo a procurar impor regras na utilização da tecnologia. A União Europeia, por exemplo, está numa corrida para adotar regras relativas à inteligência artificial até ao final do ano.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.