IBM anuncia inovações para os próximos cinco anos

A tecnológica revelou aquelas que acredita serem as cinco inovações tecnológicas e científicas que irão mudar as vidas dos cidadãos nos próximos cinco anos

IBM anuncia inovações para os próximos cinco anos

A IBM revelou as cinco inovações tecnológicas e científicas que prevê irão mudar as nossas vidas nos próximos cinco anos. A lista “IBM 5 in 5” é feita com base na investigação dos laboratórios da IBM Research e nas tendências do setor.

As previsões deste ano estão em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os investigadores da IBM estão concentrados em acelerar a descoberta de materiais que resolvam problemas significativos em todo o mundo. Mais concretamente, a IBM pretende investigar como pode a tecnologia reinventar o processo de design de materiais que encontrem soluções para desafios que vão desde a promoção da saúde e energias limpas, até ao reforço das medidas de sustentabilidade, ação climática e produção responsável.

Nos próximos cinco anos a IBM acredita que novos materiais, ou novas formas de utilizar os existentes, ajudarão a enfrentar muitos dos atuais desafios globais: capturar de forma eficiente o dióxido de carbono da nossa atmosfera, com respetivo armazenamento, e com isso mitigar as mudanças climáticas; encontrar maneiras mais sustentáveis de cultivar os campos para alimentar a crescente população mundial, ao mesmo tempo que as emissões de carbono são reduzidas; repensar as baterias e o armazenamento de energia antes de termos de repensar o nosso mundo; e desenvolver dispositivos eletrónicos mais sustentáveis e melhores antivirais.

  1. Conversão de CO2 - Capturar e transformar o dióxido de carbono para mitigar as mudanças climáticas. Nos próximos cinco anos conseguiremos capturar o dióxido de carbono do ar e transformá-lo de flagelo do ambiente em algo útil. O objetivo é tornar a captura e a reutilização de dióxido carbono suficientemente eficientes à escala global para que se consiga reduzir as emissões perigosas na atmosfera e travar os efeitos das mudanças climáticas.
  2. Fixação de Nitrogénio - Modelar a Mãe Natureza para alimentar uma população em crescimento enquanto se reduzem emissões de carbono. Nos próximos cinco anos, iremos replicar a capacidade da natureza em converter o nitrogénio da atmosfera em fertilizantes ricos em nitratos, alimentando o mundo em crescimento e reduzindo o impacto ambiental dos fertilizantes. Vamos descobrir uma solução inovadora que permita a fixação do nitrogénio numa escala sustentável.
  3. Armazenamento de energia – Repensar as baterias antes que tenhamos que repensar o mundo em que vivemos. Nos próximos cinco anos, iremos descobrir novos materiais para baterias mais seguras e melhores para o ambiente, capazes de suportar uma rede de energias renováveis e um transporte mais sustentável. Muitas fontes de energia renovável são intermitentes e requerem armazenamento. O uso de inteligência artificial e computação quântica vai resultar em baterias construídas com materiais mais seguros e eficientes para um desempenho melhorado.
  4. Fotorresistentes – Materiais sustentáveis, produtos sustentáveis, planeta sustentável. Nos próximos cinco anos, iremos desenvolver a produção de materiais, permitindo que os produtores de semicondutores melhorem a sustentabilidade dos seus produtos que são tão procurados. Os cientistas irão aplicar novas abordagens ao design de materiais que permite à indústria tecnológica produzir mais rapidamente materiais mais sustentáveis para a produção de semicondutores e equipamentos eletrónicos.
  5. Antivirais – Aprender com o nosso passado para um futuro mais saudável. Nos próximos cinco anos, pretendemos vir a ajudar a criar uma nova geração de tratamentos para auxiliar os médicos e os trabalhadores da linha da frente a combater novos vírus que ameaçam a vida humana numa escala maior daquela que é atualmente possível. Uma combinação de IA, Analytics e dados pode potencialmente ajudar com a análise rápida de evidências médicas mundiais para sugerir novos candidatos para testar medicamentos e acelerar os testes clínicos. No futuro, estas ferramentas podem ser adotadas por outras indústrias, tornando-se uma das formas de responder rapidamente a vírus que colocam em causa a vida humana.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.