Computação quântica: INL entra na rede IBM Q

O INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, situado em Braga, acaba de se juntar à rede global de hubs regionais da IBM Q Network

Computação quântica: INL entra na rede IBM Q

Os IBM Q Hubs são centros regionais de educação, investigação, desenvolvimento e aplicação da computação quântica, que oferecem aos colaboradores acesso online à tecnologia quântica IBM Q. O INL, situado em Braga, é o mais recente membro desta rede global de investigação da “big blue”.

Com o objetivo de “revolucionar todos os aspetos da economia e da sociedade”, incluindo os setores financeiro, logístico, a criação de novos medicamentos, a indústria automóvel, a distribuição de energia ou a investigação científica, a computação quântica é uma das grandes apostas da IBM na atualidade.

Além do INL, uma organização intergovernamental de investigação científica fundada por Espanha e Portugal, fazem parte do grupo IBM Q Hubs a Universidade de Oxford (Reino Unido), a Universidade de Keio (Japão), a Universidade Bundeswehr Munchen (Alemanha), a Universidade de Melbourne (Austrália), o Laboratório Nacional de Oak Ridge (EUA), a Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA), a Universidade Nacional de Taiwan (Taiwan) e o Conselho Superior de Investigações Científicas (Espanha).

O INL pretende ser "um disseminador e um embaixador” dos avanços da tecnologia quântica IBM Q e este novo hub está aberto não apenas a investigadores, mas também a empresas e organizações. 

O INL diz ter estado a trabalhar ativamente no desenvolvimento de competências específicas no campo da computação quântica através do QuantaLab, um consórcio de investigação que inclui o INL, a Universidade do Minho, o CEiiA - Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel e o INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.