IA está a transformar o trabalho e a potenciar o crescimento empresarial

Têm sido implementadas várias soluções com inteligência artificial por parte das empresas na área dos recursos humanos para que esta área possa beneficiar da tecnologia

IA está a transformar o trabalho e a potenciar o crescimento empresarial

À medida que a Inteligência Artificial (IA) continua a afirmar-se na vanguarda da tecnologia moderna, a sua adoção no ambiente de trabalho tem-se tornado uma realidade acolhida por muitas empresas, enquanto outras observam cautelosamente o seu impacto e relevância. Desta forma, o Grupo Adecco identifica os benefícios significativos que a IA oferece no contexto corporativo, evidenciando como esta pode ser um catalisador para o crescimento empresarial sustentável, além de permitir também uma diminuição de tempo e de custos.

A complexidade de recrutar a equipa certa tem sido historicamente um desafio para os departamentos de Recursos Humanos, exigindo um investimento considerável de tempo e recursos financeiros, uma vez que existe ainda a necessidade de processar um elevado número de candidaturas para um número limitado de vagas. Contudo, a introdução da Inteligência Artificial no processo de recrutamento está a transformar esta realidade, através da implementação de soluções inovadoras, nomeadamente:

  • Plataformas de escrita que permitem aos recrutadores criar descrições de emprego cativantes, atraindo um maior número de candidatos qualificados;
  • Ferramentas que possibilitam aos candidatos agendar e reagendar as suas entrevistas de forma autónoma, escolhendo horários que são mais convenientes para si;
  • Softwares que analisam e identificam as competências desejadas para determinadas posições, comparando experiências e certificações.  Tornando a decisão humana mais informada.
  • Automatização e eliminação de tarefas repetitivas que consomem tempo no dia a dia empresarial;
  • Gravar, transcrever e partilhar notas durante as reuniões também são tarefas que a inteligência artificial pode realizar.

De acordo com Alexandra Andrade, Country Manager da Adecco Portugal, em comunicado, “ao contrário do que muitos ainda pensam, a IA não vem substituir o trabalho humano, pelo contrário, veio enriquecer a nossa contribuição, tornando-a mais produtiva, criativa e orientada a resultados. Se a IA assumir a realização de tarefas rotineiras, a nossa equipa conseguirá ficar com maior disponibilidade para se dedicar a projetos mais inovadores e estratégicos. Este avanço não só potência a produtividade, como também cultiva um ambiente de trabalho mais criativo e proativo, o que é muito importante atualmente”.

Por outro lado, face às crescentes preocupações com a segurança de dados, a IA apresenta soluções robustas, particularmente valorizadas pelas instituições financeiras, como por exemplo, tecnologias de ponta como Darktrace, Exabeam e SparkCognition, que lideram na identificação de riscos de segurança e na proteção de dados, garantindo a segurança tanto para as empresas como para os seus clientes.

Neste sentido, à medida que caminhamos para um futuro cada vez mais influenciado pela digitalização, a integração da Inteligência Artificial no local de trabalho apresenta-se como uma evolução natural, prometendo eficiência, segurança e oportunidades de crescimento sem precedentes.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.