Branded Content

Beyond low-code: da tecnologia ao pleno potencial

O desenvolvimento low-code é uma das tendências tecnológicas do momento, pelos melhores motivos: estamos a falar da possibilidade de construir soluções de software de forma rápida e ágil, envolvendo equipas de IT e de negócio com ajustes em tempo real.

Beyond low-code: da tecnologia ao pleno potencial

Quando vemos uma organização de origem portuguesa como a OutSystems atingir o estatuto de unicórnio como consequência da sua ascensão no mercado do desenvolvimento low-code, é inevitável considerar os benefícios deste tipo de tecnologia. 

Ainda assim, é importante perceber que a adoção de uma plataforma agile não é, per se, a chave para otimizar o desenvolvimento de software. 

Para concretizar o potencial da velocidade organizacional e da transformação digital, a Noesis acredita que a evolução tecnológica deverá andar de braço dado com uma mudança do paradigma cultural das organizações, que deverão alterar a sua forma tradicional de encarar os projetos. 

O objetivo será, então, aproximar aquilo que são as necessidades e diferenciadores do negócio da capacidade de as entregar rapidamente e com elevado grau de qualidade, tirando partido de uma comunidade de developers e consultores, bem como dos avanços tecnológicos que lhes permitam acelerar todo este processo. 

 

Mudança cultural 

Toda a adoção tecnológica deve promover uma mudança cultural, é certo. No caso específico do desenvolvimento low-code, no entanto, este shift é decisivo. Para guiar os negócios à transformação digital, é necessário construir soluções à medida dos requisitos de cada cliente, com capacidade para realizar ajustes de acordo com as necessidades e conjunturas. 

Este desenvolvimento flexível e alinhado com as expectativas só é possível quando existe envolvimento de todos os stakeholders na criação de aplicações. 

A implementação de uma metodologia agile e a forte cultura de DevOps estão na base da transformação digital, e devem ser aspetos centrais da adoção de low-code. 

 

Talento, formação e comunidade 

Para garantir qualidade na entrega, o conhecimento e a experiência são fatores- chave. A plataforma OutSystems promove uma rápida aprendizagem, com uma abordagem intuitiva de drag-and-drop que facilita a adaptação dos developers. 

No entanto, e apesar da rápida curva de aprendizagem, a Noesis acredita que o desenvolvimento de software continua a requerer disciplina e experiência. As pessoas são o maior enabler da transformação, e ter os melhores técnicos de implementação é uma vantagem incontornável, motivo que nos leva a investir fortemente na formação e certificação, promovendo a cooperação nas equipas e o contributo para a comunidade. 

 

Ecossistema de desenvolvimento 

O ritmo da transformação digital intensificou a necessidade de desenvolvimento de aplicações que estejam acessíveis em qualquer dispositivo, em qualquer altura, de forma flexível e escalável, e a adoção de low-code é um passo importante para acelerar este processo. 

Para que toda a organização possa beneficiar desta velocidade e agilidade, o desenvolvimento deve funcionar de forma totalmente integrada, desde o momento em que é identificada uma necessidade até ao momento em que a aplicação é colocada em ambiente produtivo. 

A proximidade entre todos os envolvidos no processo de desenvolvimento, aliado à capacidade de automatizar diferentes passos e de controlar releases numa cadeia de DevOps, resulta na criação de um ecossistema eficiente e otimizado. 

Low-code veio democratizar e revolucionar o desenvolvimento aplicacional de um ponto de vista tecnológico, mas qualquer organização tem de otimizar o seu ecossistema para se tornar mais ágil e retirar vantagens desta mudança. 

A transformação em pleno – que orgulhosamente vemos em tantas empresas nacionais e internacionais – passa por preparar os processos de negócio, as pessoas e a tecnologia existente, juntando-os num ciclo virtuoso para a transformação digital. Com os pilares garantidos, é tempo de começar a acelerar. 

 

Este conteúdo foi co-produzido pela MediaNext para a Noesis.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.