Aplicação portuguesa de smart cities premiada nos EUA

A Smiity, aplicação de smart cities da portuguesa Mobinteg, recebeu o título de Top Innovator no Wireless Technology Forum, dia 15 de março

Aplicação portuguesa de smart cities premiada nos EUA

O Wireless Technology Forum é realizado em Atlanta, EUA, mostrando e reconhecendo as mais inovadoras empresas de mobile and wireless com presença nos Estados Unidos. O fundador da Mobinteg, Fernando Pinto, esteve presente no evento e partilhou aquilo que de melhor a Mobinteg tem feito no âmbito das plataformas mobile and IoT.

Numa conferência cujo âmbito foi o tema das smart cities, destacando o papel do mobile e da Internet of Things, as funcionalidades da Smiity destacaram-se pela sua visão de futuro aplicada aos dias de hoje.

“Procuramos inovação sim, mas procuramos também a aplicabilidade dessa inovação aos dias de hoje”, reitera Fernando Pinto.

A Smiity, que havia sido também eleita “Melhor App Internacional de Turismo” na FITUR 2018, Madrid, é uma solução compatível com dispositivos móveis iOS e Android que permite às regiões, cidades e monumentos comunicarem com turistas e cidadãos. Tudo através da interação com beacons, pequenos emissores de sinais que enviam informação para o smartphone to utilizador.

Durante a conferência foi focado o tema das pessoas portadoras de deficiência e a forma como as cidades hoje se adaptam a esta realidade. Este é também um ponto fulcral na nossa abordagem e vários oradores destacaram o exemplo da Smiity, nomeadamente a funcionalidade text-to-speech. Esta funcionalidade de Assistente Visual converte os conteúdos de texto em áudio, tornando a Smiity mais user friendly para a comunidade invisual.

Na aplicação é também possível ter uma experiência de Realidade Aumentada, na pesquisa de pontos de interesse, onde a câmara do smartphone abre e ao rodar o dispositivo em seu redor, o cidadão ou turista pode visualizar os principais pontos de interesse perto de si.

Outro ponto de inovação prende-se com a nova versão Smiity Box, um dispositivo que permite obter métricas indicativas muito interessantes ao nível da qualidade do ar, nível de ruído, humidade ou movimento/contador através de sensores de movimento.

A Smiity pode ser descarregada gratuitamente no Google Play e na App Store. Existe ainda uma versão para Apple Watch.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.