Universidade do Porto é uma das 45 melhores do mundo em programação

A equipa da Universidade do Porto estreou-se nas finais e conquistou o 15º lugar a nível Europeu e a 41ª posição a nível mundial. A Universidade de Moscovo foi a vencedora do evento de programação

Universidade do Porto é uma das 45 melhores do mundo em programação

O International Collegiate Programming Contest (ICPC) realizou-se este ano em Portugal, mais concretamente na Alfândega do Porto, e, pela primeira vez, contou com uma equipa portuguesa.

Alberto Pacheco, Ricardo Pereira e Gonçalo Paredes formaram a equipa da Universidade do Porto que participou pela primeira vez neste concurso mundial. Num total de 135 equipas provenientes de 47 países, a equipa da U.Porto ficou na 41ª posição. A nível Europeu, a equipa portuguesa conquistou o 15º lugar.

No total, foram cinco horas contínuas em que os participantes tiveram de resolver 11 problemas do quotidiano – sobre lojas de azulejos, construção de pontes ou organização de sinais de trânsito –, utilizando linguagem de programação C++ ou Java e recorrendo a lógica e “criatividade algorítmica”. A equipa portuguesa respondeu, de forma eficiente e correta, a cinco desses desafios, juntamente com outras 20 universidades.

A grande vencedora da 43.ª edição do ICPC foi a Moscow State University, tendo sido ainda a campeã da região Eurásia Norte e a primeira a resolver dois dos desafios. Esta é a primeira instituição de ensino que consegue ganhar dois anos seguidos. O Massachusetts Institute of Technology (vencedores da região da América do Norte), a University of Tokyo (campeões da Ásia Pacífico) e a University of Warsaw (a melhor equipa da Europa), receberam também medalhas de ouro.

A competição – que este ano, e pela primeira vez, se realizou em Portugal, numa organização da Universidade do Porto – juntou mais de 400 jovens considerados os melhores e mais brilhantes talentos na área da programação em todo o mundo.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.