Schneider Electric e APDC debatem oportunidades das cidades inteligentes

A Schneider Electric e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) organizaram o primeiro de três pequenos-almoços executivos dedicados a diferentes perspetivas do negócio digital. “Powering the Cities of the Future” foi o tema do primeiro evento, que teve lugar no dia 13, em Lisboa

Schneider Electric e APDC debatem oportunidades das cidades inteligentes

A redefinição das cidades foi o tema escolhido pela Schneider Electric e pela APDC para o primeiro “Digital Business Breakfast”. João Rodrigues, country manager da Schneider Electric Portugal, a quem coube a apresentação principal do evento, destacou que “a sustentabilidade das cidades se alcança com a digitalização” e, acima de tudo, com uma postura de colaboração permanente. “Nenhuma entidade individual conseguirá, sozinha, solucionar os grandes desafios das cidades. Temos de atuar em conjunto”.

 

Batalha energética

Em 2050, 66% da população mundial viverá em cidades (6.3 mil milhões de pessoas), com 70% do consumo energético mundial a ocorrer nos centros urbanos. Estes valores culminam no que João Rodrigues apelidou de “dilema energético”: nos próximos 40 anos, os consumos vão crescerá 1,5 vezes (em comparação com os níveis de 2015). “Teremos de ser três mais eficientes do que somos hoje e reduzir para metade as emissões de CO2”, advertiu. No entanto, ressaltou, estas metas não serão possíveis de atingir sem inovação.

É na convergência entre tecnologias de informação (IT) e tecnologias de operação (OT), aliada à aceleração da Internet of Things e à penetração do analytics, que a Schneider Electric vê a resposta para um mundo mais eficiente. A empresa aposta em sistemas inteligentes que dialoguem de forma permanente entre si para melhorar as infraestruturas – desde a distribuição de energia à gestão dos edifícios.

 

Setor energético “muito inovador”

Nos últimos anos, o setor energético tem investido fortemente em inovação, pelo que, defendeu João Rodrigues, “o futuro será elétrico”. Basta olhar para o exemplo dos transportes, que consomem 30% da energia mundial (a indústria das tecnologias da informação ainda assim consome, mais, cerca de 33%).

Digital e elétrico “são duas faces da mesma moeda”, disse, referindo-se à alteração dos modelos de produção de energia, que por via das novas tecnologias está a tornar-se mais descentralizada. “Todos nós seremos produtores e consumidores em simultâneo”.

 

Edifícios, muita eficiência por explorar

Está a aumentar o número de dispositivos conectados nos edifícios – em 2020, serão 5,5 mil milhões, mais 30% do que em 2014. Tecnologias como a analítica podem contribuir para aumentar a eficiência energética dos edifícios, por exemplo, através preditiva, alertou o country manager da Schneider Electric. Além do mais, alertou, 30% dos custos podem ser reduzidos na exploração dos edifícios, onde existem grandes consumos que, com recurso a sensores e a software, podem ser otimizados.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.