Branded Content | A IT Insight foi media partner do Lisbon BI Forum

O sucesso dos negócios começa nos dados

O Centro de Congressos de Lisboa recebeu a mais recente edição do Lisbon BI Forum, organizado pela Noesis e Qlik, para debater as mais recentes inovações e qual será o futuro na área de Data Analytics & AI.

O sucesso dos negócios começa nos dados

Mais do que um evento para mostrar produtos e soluções, o Lisbon BI Forum tem-se tornado num dos principais eventos em Portugal dedicado aos temas dos dados e de Business Intelligence (BI). 

 

Uma referência em BI 

Ricardo Rocha, Associate Director Marketing and Communication da Noesis, foi o primeiro a subir ao palco do Centro de Congressos de Lisboa para dar as boas-vindas aos presentes e explicar em que é que a Noesis tem estado a trabalhar nos últimos tempos. 

“O Lisbon BI Forum nasce de uma aposta estratégica da Noesis na área de data e de Business Intelligence“, refere Ricardo Rocha, que acrescenta que a empresa tem vindo a reforçar as suas competências em analítica de dados e Inteligência Artificial (IA), querendo “posicionar-se como especialistas nestas áreas“

O evento organizado pela Noesis é um espaço para debater as principais tendências de uma indústria que está em constante crescimento, e cujas organizações começam a descobrir e a tirar partido das várias soluções que estão no mercado. 

Esse objetivo é conseguido. Apesar de contar com vários representantes de empresas, os oradores focam-se na indústria, nas tendências, em como é que as organizações de IT podem abordar a transformação digital, os altos e baixos de uma jornada de dados e as alterações que os dados trazem para as organizações, por exemplo. 

“O tema deste ano é success stories start with data“, indica Ricardo Rocha. “Acreditamos que os dados estão na origem de qualquer processo de transformação digital bem-sucedido e muito desse sucesso parte do trabalho das organizações em captar dados, trabalhar esses dados, geri-los e transformá-los em informação e, com essa inteligência, ter informação relevante para os seus processos e tomadas de decisão“

 

Maior procura por ferramentas de analítica 

Gabriel Coimbra, Group Vice-President e Country Manager da IDC, começou por referir que o mercado português está em diferentes níveis de maturidade. Se, atualmente, temos 18% das organizações nacionais a utilizarem soluções de IA e 35% com soluções de big data, 50% das organizações já utilizam soluções de analítica de negócio. Nos últimos anos, diz Gabriel Coimbra, “tem existido uma avidez por ferramentas analíticas e uma adesão significativa, pelo menos em termos de experimentação“

Gabriel Coimbra apresentou, também, o FutureScape da IDC. As previsões da IDC para 2020 integram uma grande componente de analítica e de dados. Ainda que nem todas contemplem este tipo de tecnologias, a verdade é que a analítica vai estar cada vez mais presente – de forma direta ou indireta – nas organizações. 

 

Começar com os dados 

A Noesis afirma que, dependendo da maturidade dos dados de uma organização, é possível implementar uma estratégia que permite transformar os dados complexos em insights claros e úteis. 

Estes dados permitem acompanhar os investimentos, alcançar a eficiência dos ativos, fazer previsões e recomendações e desenvolver produtos e experiências. Cabe, depois, à organização pegar nestas informações e utilizá-las da melhor forma. 

Em conjunto com as organizações, a Noesis recolhe e transforma os dados para que seja possível criar estes insights úteis para a decisão de negócio. As empresas precisam de modernizar a sua arquitetura para rapidamente se ajustarem aos requisitos de negócio em constante mudança. 

Uma vez que cada organização tem uma diferente maturidade de dados, a Noesis esforça-se para rapidamente construir, treinar e implementar modelos de machine learning para criar empresas inteligentes. 

Por fim, as organizações têm de utilizar métodos para adquirir, gerir e utilizar a informação disponível para impulsionar as perceções dos clientes. 

Através de múltiplas fontes de dados, as organizações podem criar e desenvolver análises de informações críticas de todas as operações. 

 

Parcerias para a transformação dos dados 

A Noesis tem uma relação próxima com a Qlik. A empresa portuguesa é especializada pela Qlik em oito indústrias diferentes: seguros; retalho; telecomunicações; automóvel - industrial e aeroespacial; produtos de moagem; saúde; farmacêuticas e biotecnologia; e serviços e suporte. 

Para além disso, a Noesis recebeu os galardões de Qlik Largest Partner Deal para a Península Ibérica e Qlik Challenging Partner of the Year em 2018, reforçando a relação entre ambas. 

Fran Rodríguez, Territory Sales Manager da Qlik para Espanha e Portugal, refere que “a Noesis é um key partner para nós em Portugal“, estando “sempre a trabalhar em conjunto para ser uma extensão da Qlik em Portugal. É muito importante para nós o trabalho que realizamos com a Noesis“

 A Noesis oferece soluções objetivas e sustentáveis para problemas específicos, adaptando-se às indústrias do mundo real, baseado num conceito end-to-end que consiste em construir soluções a partir de bases sólidas para fornecer resultados precisos. 

Com o intuito de expandir o valor dos dados do cliente, a Noesis desenvolve soluções baseadas em plataformas líderes. 

A relação entre a Qlik e a Noesis é fundamental. A empresa portuguesa é o único fornecedor de soluções Qlik Elite em Portugal e conta com mais de 40 consultores e data scientists. Atualmente, a Noesis tem mais de 60 clientes. 

 

Cultura de gestão e análise de dados 

As organizações precisam de ter uma cultura de gestão e análise de dados. A Noesis, em conjunto com os seus parceiros, consegue ajudar as organizações a tomar decisões mais inteligentes, independentemente do setor onde se inserem. 

Os vários parceiros presentes no evento mostraram isso mesmo: como a sua tecnologia ajuda organizações das mais variadas áreas, desde a banca ao setor energético, a retirar as informações e insights que precisam para melhorar o seu negócio. 

O Lisbon BI Forum 2019, organizado pela Noesis e pela Qlik, teve a StreamSets e a OneSpan como patrocinadoras. A IDC Portugal e a DSPA foram parceiras do evento.

 

Branded Content co-produzido pela MediaNext para a Noesis.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 24 Março 2020

IT INSIGHT Nº 24 Março 2020

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.