“Novo capítulo” da transformação digital no IBM Think Summit

O IBM Think Summit de 2019 aconteceu no SUD Lisboa e propôs uma reflexão sobre aquilo a que chamam "o segundo capítulo" da Transformação Digital

“Novo capítulo” da transformação digital no IBM Think Summit

A segunda geração de transformação digital está assente na utilização de Inteligência Artificial e Cloud Híbrida. O IBM Think Summit conversou com os presentes sobre redefinição digital, acessibilidade, autonomia, segurança e experimentação. Presentes no evento estiveram os Parceiros e clientes da IBM, além de investigadores e funcionários de topo da empresa.

António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal, abriu a sessão com o tema “Let’s Put Smart to Work” focado na premissa de que “estão reunidas as condições para um novo capítulo da transformação digital”, rumo a à ideia de uma “empresa cognitiva”. Raposo de Lima lembrou que ainda nos encontramos numa fase inicial daquilo que são as possibilidades da inteligência artificial. De uma IA emergente, ao início da disruptiva, onde nos encontramos, espera-se que a partir de 2050 se fale em IA revolucionária, “desenhada para trabalhar em conjunto com o nosso sistema neuronal”.

O presidente da IBM Portugal sublinha a importância de “um sistema que compreende, em linguagem natural, o que está a ser dito, percebe o contexto, consegue argumentar” e que pode ser uma realidade próxima, já em testes pela empresa tecnológica através do programa Project Debater, uma máquina que consegue debater (e que já provou que o sabe fazer em São Francisco, frente ao profissional de debate Harish Natarajan).

Seguiu-se a palestra descontraída de Sam Lightstone, CTO for Data & IBM Fellow, da IBM Canadá, que introduziu o tema “Data and AI: The largest Technology Disruption in 240 years”.

E porquê 240 anos? Sam Lightstone considera que a última invenção que consegue competir com a Inteligência Artificial, em termos de disrupção, foi o motor a vapor, que veio a permitir a mecanização de todos os processos que se seguiram, após 1776.

Lightstone conversou sobre novos modelos de negócio disruptivos: “a Uber é a maior plataforma de transporte pessoal do mundo e não tem carros”, “o Airbnb a maior plataforma de alojamento e não tem casas”, lembrou.

De seguida, Noel Bravo, Vice President Hybrid Cloud da IBM, baseou a sua intervenção no tema “Accelerating the Enterprise Cloud Journey”. A IBM refere que “para as empresas que estão agora a começar a sua jornada para a cloud, pode ser tentador selecionar apenas um fornecedor de cloud, e tentar mover todos os seus sistemas para esse único fornecedor. Mas gerir ambientes com um único fornecedor de cloud, não é, por si só, suficiente para eliminar a complexidade da mudança para cloud: se a escolha de um único fornecedor contemplar soluções mistas de infrastructure-as-a-service (IaaS), platform-as-a-service (PaaS) e software-as-a-service (SaaS), cada uma destas ofertas pode ainda ter que ser gerida separadamente”. Noel Bravo defendeu a solução assente na cloud híbrida e multicloud.

Por último, Chieko Asakawa, IBM Fellow, IBM Research, centrou a sua apresentação em “AI for Accessibility” e somou-lhe a ideia de “Accessibility for IA”, demonstrando casos em que os algoritmos são preconceituosos ou não inclusivos. A mensagem é de que a tecnologia ainda não encontrou soluções perfeitas, mas está a tornar-se cada vez melhor e mais fidedigna para pessoas com deficiências visuais. A investigadora mostrou alguns dos seus desenvolvimentos recentes, como uma mala de viagem que simultaneamente guia e dá informações de geolocalização pertinentes para invisuais.

Depois das apresentações individuais, realizou-se uma mesa de debate para “Repensar o futuro das organizações e da sociedade com o impacto das novas tecnologias”, cujo painel contou com a presença de António Raposo de Lima, Carlos Gomes da Silva, Presidente da Comissão Executiva da Galp, Dulce Mota, Presidente do Banco Montepio, António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu e Sofia Ferreira, Country Manager da Mundipharma Portugal. A moderação, bem como a apresentação do encontro desde a abertura, ficou a cargo de Clara de Sousa, jornalista da SIC. 

Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia, fechou o encontro. A tarde foi dedicada a três mesas especializadas - ou "campus" paralelos ao encontro - sobre os temas Cloud, Data & IA e Security & Resiliency.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.