IBM Think Lisboa: Para onde caminha a disrupção digital?

A conferência anual da IBM viajou até Lisboa no dia 18 de junho e recebeu cerca de 380 participantes, entre clientes e parceiros de negócio. Subordinado ao tema “Where Technology meets Humanity”, o evento debateu o futuro dos negócios em Portugal

IBM Think Lisboa: Para onde caminha a disrupção digital?

Pela primeira vez desde a ascensão da Internet enquanto plataforma de transformação, as grandes empresas tradicionais, a que a IBM chama de incumbentes, assumem o protagonismo da mudança nos seus próprios setores. Se até há bem pouco tempo estas eram as organizações que se mostravam mais apreensivas em relação à transformação digital, hoje verifica-se que são estas estão comprometidas em liderar aquele que era considerada “a praia” das startups.

Efetivamente, de acordo com a 19ª edição do C-Suite Study, um relatório realizado pela IBM que auscultou quase 13 mil executivos de C-Level (CxO), de 112 países (incluíndo Portugal), mais de 60% da disrupção a que assistiremos nos próximos tempos será liderada por incumbentes inovadores. Isto é comprovado pela opinião dos inquiridos no estudo da IBM: 72% acreditam que as empresas tradicionais – em vez dos novos concorrentes digitais – estão a liderar a disrupção e a inovação do seu setor. Em comparação, só 22% acreditam que essa vaga de disrupção virá das startups.

Durante o evento, António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal, afirmou que estamos perante um “momento único”, marcado por um panorama em que os negócios e a tecnologia estão, finalmente, a evoluir ao mesmo ritmo, ao contrário daquilo que se testemunhou nos últimos anos.

O presidente da IBM Portugal, que afirmou que chegou agora o momento de as empresas pensarem “em função da realidade atual”, revelou o empenho das organizações com a digitalização. De acordo com o estudo, 28% dos executivos entrevistados dizem que as suas empresas estão já a alocar parte do seu capital para criar modelos de negócio baseados em plataforma, o que inclui também o investimento em startups, incorporando assim mais inovação, novos talentos e competências digitais, bem como o acesso aos dados que as acompanham.

O investimento na transformação digital, que deve começar pela transformação dos modelos de negócio das próprias organizações, é hoje ainda mais imperativo tendo em consideração o volume de dados com que as empresas t|em de lidar. Apenas 20% dos dados do mundo são públicos, diz o estudo da IBM. Os outros 80% são dados corporativos. Não estão acessíveis nem podem ser pesquisados, estão por detrás das firewalls de organizações e instituições, nos seus fluxos de trabalho, cadeias de abastecimento, etc. As empresas estabelecidas têm em seu poder um profundo conhecimento, experiência e especialização. Estas quantidades elevadas de dados, necessitam da implementação de ferramentas que permitam às empresas tirar partido desses mesmos dados. Inteligência Artificial, blockchain e Cloud – são tecnologias que podem ser usadas a favor dos incumbentes.
 

Quais são as principais preocupações dos executivos de topo?

Os fatores de mercado, que incluem questões como o aumento da concorrência e a mudança das preferências dos clientes, voltaram à primeira posição entre as preocupações do C-Suite, enquanto a tecnologia caiu para o segundo lugar.

Numa era de inovações surpreendentes com recurso a tecnologias de IA, machine learning, realidade virtual e realidade aumentada, parecia quase inevitável que a tecnologia fosse uma das principais preocupações dos líderes de negócio num futuro próximo.

O estudo mostra ainda que o enfoque nas competências e nos colaboradores subiu e reconquistou a terceira posição na lista das principais preocupações dos executivos. Essa preocupação com as pessoas está tanto no interior como no exterior das empresas. Encontrar as pessoas certas, formá-las e retê-las à luz de um crescente consenso de que o talento movimenta as empresas é hoje um imperativo.

A capacidade dos incumbentes em manter a sua posição no mercado e em ter sucesso a longo prazo depende inteiramente da sua capacidade de aproveitar as vantagens do acesso  exponencial aos dados e fomentar a transformação interna da sua cultura  para criar uma empresa que aprende de forma contínua. E isso vai além das competências e da formação. Segundo o estudo, trata-se de criar uma cultura aberta e colaborativa com operações ágeis.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.