IBM adiciona ferramentas de inteligência artificial ao sistema Power9

A IBM disponibilizou no seu sistema IBM Power9 a plataforma IBM PowerAI, com a qual promete ajudar as empresas a incorporar capacidades de inteligência artificial na sua infraestrutura

IBM adiciona ferramentas de inteligência artificial ao sistema Power9

A experiência da IBM junto dos clientes tem mostrado que, aquando da adoção de uma estratégia holística de inteligência artificial (IA), com o objetivo de gerar insights a partir dos seus dados, é essencial avaliar a infraestrutura existente, bem como a sua estratégia de gestão de dados e as suas capacidades de IA.

As organizações que, de facto, têm conseguido retirar maior valor dos dados estão a construir as suas plataformas de IA e de gestão de dados próximas do local onde estes se encontram, reduzindo a latência. Além disso, diz a IBM, estão já utilizar infraestrutura desenhada especificamente para cargas de trabalho relacionadas com dados e computação intensiva, como analítica avançada e IA, assim como a implementar software otimizado para um maior desempenho.

No entanto, quando se trata de implementar soluções de IA, é frequente as organizações depararem-se com problemas de desempenho do servidor e a complexidade do software de código aberto. Para enfrentar esses desafios, a IBM conta com a nova plataforma IBM PowerAI, que disponibiliza um conjunto de ferramentas de deep learning para as empresas no sistema de servidores Power9, e, pela primeira vez, também no sistema operacional Red Hat.

De acordo com a IDC, a grande maioria das empresas (79%) vê nas soluções de IA a chave para se diferenciarem no mundo dos negócios.

Para a maioria das organizações a IA será um caminho, o que também fica demonstrado pelos mais recentes números da IDC. De acordo com a analista, 31% das empresas estão ainda a avaliar/descobrir a IA, 22% planeiam implementar soluções de IA nos próximos 1-2 anos, 22% já começaram a executar testes de IA  e apenas 4% já implementaram programas de IA.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.