UE e EUA avançam discussões do Trade and Technology Council

Vestager e Dombrovski explicaram que o TTC será uma plataforma essencial para crescer o comércio e o digital europeu, com os EUA a dar mais influência e a definir padrões

UE e EUA avançam discussões do Trade and Technology Council

Os reguladores do comércio e digital da UE, Valdis Dombrovski e Margrethe Vestager, anunciaram que o Trade and Technology Council (TTC), plataforma que liga a UE aos EUA, vai dar mais influência à Europa, definindo padrões e regras para o século XXI. Os comentários surgem num momento de elevadas tensões e preocupações globais com o crescente poder da China em áreas que vão do comércio à defesa, tecnologia e direitos humanos, avança a Reuters. 

"Há uma verdadeira importância estratégica e geopolítica para esta nova plataforma como forma de estabelecer padrões e regras para o século XXI. Por isso, precisamos deste Conselho para ampliar o nosso estatuto", reitera Dombrovskis aos jornalistas. Contudo, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia garantiu que a plataforma não é dirigida a nenhum país em particular: “o TTC não tem a ver com nenhum país terceiro específico, trata-se de cooperação e coordenação em várias áreas políticas entre os Estados Unidos e a UE", disse.

Segundo Vestager, os dez grupos de trabalho do TTC vão unir esforços centrados em áreas-chave para a UE. "O que conseguimos foi um pacote que abrange, penso eu, interesses ofensivos e defensivos", anunciou aos jornalistas, como as normas tecnológicas, a tecnologia verde, a segurança da cadeia de valor, a governação dos dados, os controlos das exportações, rastreio de investimentos e questões comerciais globais, entre outros temas.

A primeira reunião do TTC acontece na quarta-feira em Pittsburgh, onde se juntam a Vestager e Dombrovski o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, a Secretária do Comércio, Gina Raimondo e a Representante do Comércio, Katherine Tai. Já a segunda reunião deverá ser realizada na próxima primavera deste lado do Atlântico, na Bélgica. 

Dombrovskis explicou ainda que a fúria francesa na decisão da Austrália de anular um acordo de 40 mil milhões de dólares com um submarino com os EUA e a Grã-Bretanha não deve desviar a UE dos seus interesses a longo prazo. "Somos aliados, parceiros e amigos – e sim amigos podem facilmente cometer erros de vez em quando e temos visto isso nas últimas semanas, mas sabíamos que esta questão não devia ensombrar o nosso julgamento sobre as nossas alianças estratégicas", conclui. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.