UE e EUA avançam negociações sobre transferências de dados

Os dois lados do Atlântico estão a fazer progressos e as conversações deverão continuar em Bruxelas esta semana

UE e EUA avançam negociações sobre transferências de dados
 

Os Estados Unidos da América e da União Europeia estão a avançar e a progredir na manutenção de dados que fluem entre o Atlântico, com importantes negociações para as grandes tecnológicas, noticiou a Reuters, através de um relato do Wall Street Journal. A conversação surge com o objetivo de evitar a perda de dados nas transferências entre empresas e resolver o conflito entre políticas de privacidade e proteção de dados da UE e medidas de vigilância dos EUA.  

Espera-se que as negociações continuem em Bruxelas durante a próxima semana entre uma delegação norte-americana do Conselho de Segurança Nacional e representantes da UE, até chegarem a um acordo que permita a continuação das operações de armazenamento e acesso a informações pessoais em segurança. 

Os dois lados estão a “trabalhar juntos para avançar no compromisso com a privacidade, proteger os dados e prevenir disrupções que podem magoar os negócios norte-americanos e famílias aqui em casa”, afirma um oficial da Casa Branca. O avanço nas negociações é uma boa notícia para as multinacionais sediadas nos EUA, depois de no verão passado a UE ter decidido restringir a forma como as informações pessoais de europeus são enviadas para os EUA.

"A forma como os dados podem se mover em todo o mundo continua a ser de significativa importância para milhares de empresas europeias e americanas que ligam clientes, amigos, familiares e funcionários entre o Atlântico", disse um porta-voz do Facebook, citado pelo mesmo órgão de comunicação social, acrescentando que a empresa fornece garantias adequadas e seguras sobre os dados dos utilizadores.

O Wall Street Journal dá, também, como exemplo Portugal e como a Comissão Nacional de Proteção de Dados exigiu que o Instituto Nacional de Estatística interrompesse o envio de dados dos Censos 2021 à Cloudflare. Em causa está a lei vigente na UE – RGPD – que define que a informação de europeus não pode ser enviada para o outro lado do oceano sem haver garantias de que a informação é tratada sob os mesmos princípios de segurança da lei europeia. 

Não são claras as concessões ou direitos legais que os norte-americanos podem estar dispostos a fazer, nem se a oferta passaria naquilo que os funcionários de ambos os países esperam. Alguns advogados disseram que resolver o problema pode exigir alterações às leis de vigilância dos EUA.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.