Setor bancário acelera adoção da cloud

Um novo estudo da Minsait indica que, atualmente, metade dos bancos já têm planos para facilitar a sua adaptação aos novos modelos de negócio, com 56% a chegar a acordos com pelo menos um fornecedor de cloud e 44% com uma estratégia definida

Setor bancário acelera adoção da cloud

Num período de grande instabilidade causada, entre outras coisas, por aumentos das taxas de juro e impostos temporários sobre a banca, o setor bancário é obrigado a adaptar-se a novas necessidades. É neste contexto que surge o Relatório Ascendant Digital Maturity 2022 da Minsait, uma empresa Indra, intitulado “Modernising and Growing in the Cloud”, e que indica que apenas 12% dos bancos atingem um elevado nível de maturidade na migração dos seus processos de core banking.

O relatório refere que 80% das entidades bancárias estão muito interessadas ou já desenvolveram um plano tático abrangente para a modernização dos sistemas mais transacionais e a migração para a cloud. “Nos próximos anos vamos viver grandes mudanças ao nível da transformação e modernização das aplicações no setor bancário. Esta estratégia de modernização terá de passar pela migração para cloud, impulsionando a inovação e a criação de novos modelos de negócio para poder acompanhar a evolução deste setor”, afirma Miguel Simões, Diretor de Serviços Financeiros e Seguros da Minsait em Portugal.

De um modo geral, os dados indicam que a migração de sistemas para a cloud ainda apresenta níveis baixos. Mais de 50% dos bancos apresentam um nível elevado no desenvolvimento de planos de modernização e modelos operativos da cloud, confirmando o foco na construção de um ecossistema de dados na cloud. Deste modo, permitirá às suas entidades tomar decisões mais ágeis em termos de dados, de modo a poderem oferecer serviços mais personalizados. 

Na opinião da Minsait, perante consumidores cada vez mais exigentes que procuram simplicidade nas suas transações, as entidades bancárias devem utilizar novos canais para expandir a sua oferta e fidelizar os clientes. A ligação do mundo físico e digital (conceito Phygital) ou a incorporação de tecnologias de ponta como a inteligência artificial, Web3 ou o metaverso, permitirá processos internos mais flexíveis e resilientes, bem como a criação de novos produtos de forma eficiente, alinhando o compromisso da indústria com a sustentabilidade.

De acordo com o relatório Ascendant, metade dos bancos têm planos para facilitar a sua adaptação a novos modelos de negócio. Para mais, 56% destes bancos já chegaram a acordos com pelo menos um fornecedor de serviços cloud, e 44% já têm uma estratégia definida. O documento, que analisou em detalhe o grau de maturidade dos sistemas tecnológicos e operacionais de mais de 100 empresas em Espanha, sul da Europa e Portugal, em cinco áreas críticas (comercial, core, operações em tempo real, corporativas, ecossistemas de dados e locais de trabalho), prevê que dentro de dois a três anos praticamente todas as empresas terão sistemas em modelos SaaS ou arquiteturas cloud nativas. Por outro lado, 80% das empresas inquiridas têm postos de trabalho virtualizados e fazem uso intensivo de ferramentas colaborativas.

Além disso, com uma forte consciência da importância de proteger os dados dos seus clientes, cerca de 75% dos bancos têm um modelo de segurança definido e um CSF implementado com processos de automatização dos controlos e monitorização contínua. Estes dados mostram o grau de compromisso que os bancos assumiram para proteger os seus clientes através de modelos de gestão específicos ao nível da segurança.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.