Saphety lidera projeto pioneiro em hospitais portugueses e espanhóis

As 26 entidades envolvidas no SAPHeIN vão trabalhar no sentido de promover a desmaterialização de documentos comerciais trocados entre os hospitais e os seus fornecedores

Saphety lidera projeto pioneiro em hospitais portugueses e espanhóis

A Saphety, no seguimento da aprovação da sua candidatura ao programa Connecting Europe Facility in Telecom, convidou 26 entidades a participar no projecto SAPHeIN do CEF Telecom.

O CEF Telecom, programa focado na adoção e facilitação da faturação eletrónica a nível europeu, visa promover a adoção da Diretiva Comunitária 2014/55/EU e preparar a implementação da nova Norma Europeia sobre faturação eletrónica, publicada no decorrer de 2017, e tem um orçamento de cerca de 300 milhões de euros, que representa parte do orçamento de 1,04 mil milhões que a União Europeia destinará até 2020 para impulsionar os serviços digitais transeuropeus e que visa criar um padrão comum interoperável.

O projeto SAPHeIN, focado no setor da Saúde, existe para promover a desmaterialização de documentos comerciais (encomendas, guias de remessa e faturas) trocados entre os hospitais e os seus fornecedores. Este projeto é promovido por um consórcio que envolve a Saphety, como líder e provedor da solução de EDI & Electronic Invoicing, seis dos maiores hospitais públicos portugueses (Centro Hospitalar de Lisboa Central, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Centro Hospitalar do Porto, Centro Hospitalar São João e Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca) e um dos maiores hospitais em Espanha (Hospital Universitário La Paz, em Madrid), estando já preparados para implementar a solução.

O projeto deverá estar concluído até Agosto de 2018 e é pioneiro na promoção da adoção da solução de faturação eletrónica pela rede de fornecedores dos hospitais. Para além dos membros do consórcio, o projeto visa a implementação da rede de EDI para 26 dos fornecedores para assim fazerem parte integrante dos projetos piloto implementados nos hospitais.

O Connecting Europe Facility (CEF) é um programa da União Europeia que visa facilitar a interação transfronteiriça entre as administrações públicas, empresas e cidadãos, através da implementação de infraestruturas digitais de serviços e redes de banda larga. Os projetos apoiados contribuirão para a criação de um ecossistema europeu de serviços digitais interligados que sustentarão o Mercado Único Digital.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.