Reino Unido bane Huawei de rede 5G

Numa semana de alta tensão entre o Reino Unido e a China sobre o futuro de Hong Kong, as operadoras britânicas estão agora proibidas de utilizar produtos da Huawei na rede 5G, e deverão remover outros equipamentos do fabricante já instalados em redes anteriores

Reino Unido bane Huawei de rede 5G

O Reino Unido baniu a Huawei da sua rede 5G, revertendo uma decisão de janeiro que permitia a tecnologia da empresa chinesa com um papel limitado na construção da infraestrutura de próxima geração no país. 

As operadoras britânicas, como a BT e a Vodafone, têm até 2027 para remover os equipamentos Huawei das suas redes.

Na exata semana onde o Reino Unido e todos os seus aliados ocidentais endurecem posições face ao que consideram ser uma violação grosseira de um tratado internacional que garantia a independência judiciária em Hong Kong face a Pequim, o Reino Unido acabou por justificar a decisão de banir o fabricante chinês com uma justificação formal técnica.

 O ministro do digital e da cultura, Oliver Dowden, referiu que as sanções impostas pelos Estados Unidos em maio “mudaram significativamente” o cenário. “Dada a incerteza que isto cria na cadeia de fornecimento da Huawei, o Reino Unido não pode continuar confiante de que será possível garantir a segurança dos equipamentos 5G futuros”, explicou Dowden, citado pela CNN.

Esta decisão é uma vitória para o governo norte-americano que tem pressionado os aliados a excluir a Huawei das suas redes 5G. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, declarou no mês passado que “a maré está a virar-se contra a Huawei, uma vez que cidadãos de todo o mundo estão a acordar para o perigo do estado de vigilância do Partido Comunista Chinês”. 

Por outro lado, o Reino Unido corre o risco de uma reação por parte da China, uma vez que o governo britânico procura novas oportunidades comerciais em todo o mundo após o Brexit e atrasará a implantação do 5G no país em pelo menos um ano. 

A campanha dos EUA contra a Huawei teve um sucesso limitado até as novas sanções de maio terem reduzido a capacidade da empresa de fabricar e obter chips semicondutores utilizando tecnologia norte-americana. 

Esta capacidade desencadeou outra revisão de segurança do Reino Unido sobre o envolvimento da empresa na rede britânica, levando à decisão desta terça-feira pelo Conselho de Segurança Nacional de ordenar a remoção por fases da sua tecnologia.

Independentemente das questões relacionadas com a segurança das redes com tecnologia chinesa, desde a decisão de janeiro do governo de sua majestade muito mudou no relacionamento entre os países ocidentais e Pequim, mesmo entre os países europeus com posições mais moderadas como a Alemanha; agenda militar chinesa no sudoeste asiático, quebra dos tratados de autogoverno de Hong Kong, e acusações de opacidade no tratamento da pandemia, estão a levar a progressivo afastamento do Ocidente face a China com consequências no relacionamento comercial.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.