5G. Huawei aprovada com limitações pelo governo britânico

A Huawei recebeu esta semana a aprovação oficial por parte do governo do Reino Unido para que se possa envolver nas redes 5G no país. A aprovação chega, no entanto, com limitações

5G. Huawei aprovada com limitações pelo governo britânico

O governo britânico aprovou esta semana oficialmente o envolvimento da Huawei em redes 5G no Reino Unido. No entanto, designou a Huawei como um “fornecedor de alto risco” e, como tal, a empresa chinesa será excluída das partes principais da rede, incluindo todas as redes críticas de segurança.

A Huawei também será excluída de locais geográficos sensíveis, como locais nucleares e bases militares, para além de ter um limite de 35% na periferia (partes não sensíveis) da rede 5G.

A decisão britânica foi observada de perto, tanto na Europa como nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Agora que os britânicos chegaram a uma decisão sobre a Huawei, espera-se que outros países europeus sigam o exemplo do Reino Unido.

Os EUA colocaram o Reino Unido e outros aliados sob intensa pressão para banir completamente a Huawei das suas redes por razões de segurança nacional. No entanto, as autoridades britânicas disseram recentemente que não encontraram “provas de fogo” no que as autoridades norte-americanas apresentaram ao Reino Unido nas últimas duas semanas.

A Huawei negou há muito tempo que represente uma ameaça, e Andrew Parker, diretor do MI5, e a GCHQ já tinham informado os ministros que qualquer risco à segurança proveniente da Huawei poderia ser gerido, desde que a empresa não esteja a operar no centro da rede.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.