Projeto social aposta na capacitação digital dos reclusos

Em colaboração com três entidades nacionais, a Cisco elaborou um projeto social onde apoia a capacitação digital dos reclusos em Portugal

Projeto social aposta na capacitação digital dos reclusos

Em conjunto com o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça (IGFEJ), a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e o Centro Protocolar de Justiça (CPJ), a Cisco criou um Memorando de Entendimento com o objetivo de criar um projeto social onde aposta na capacitação dos reclusos na área digital.

O Cisco Networking Academy (NetAcad) é um projeto de formação com cursos especializados de redes e cibersegurança da próxima geração. O IGFEJ criou uma Academia da Justiça onde se promoverá o desenvolvimento de atividades formativas, em regime e-learning, nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, em parceria com o programa NetAcad da Cisco.

Para o bom funcionamento deste projeto, a Cisco compromete-se a apoiar o desenvolvimento e a manutenção dos conteúdos e avaliações para estes cursos certificados, bem como o sistema online para a sua disponibilização, bem como a facultar, também, materiais de aprendizagem complementares, ferramentas interativas e outros recursos que possam ser necessários.

A Cisco Portugal não poderia valorizar mais a oportunidade que este acordo representa, uma vez que se alinha inteiramente com os nossos objetivos de contribuir para acelerar os esforços de digitalização nacional. Queremos assumir um papel relevante no crescimento e competitividade do país e, por isso, estamos totalmente empenhados neste projeto tão importante, que visa a capacitação digital dos reclusos de várias instituições prisionais. Esperamos que esta colaboração possa prolongar-se no tempo e que os resultados sejam extremamente positivos para todas as partes envolvidas”, garante Miguel Almeida, Diretor Geral da Cisco Portugal.

Já o IGFEJ será responsável pela promoção da utilização desta Academia da Justiça e nomeará os seus administradores e instrutores. A DGRSP e o CPJ vão definir, em conjunto, quais os estabelecimentos prisionais abrangidos por este projeto, e o CPJ será ainda responsável pela elaboração e calendarização do plano de formação, pela garantia das condições físicas favoráveis à realização do projeto e pela avaliação da satisfação e impacto junto dos meios prisionais.

Este protocolo de colaboração representa mais um importante passo para a transformação digital de Portugal, alinhando-se inteiramente com os principais objetivos do memorando assinado em 2018, entre a Cisco e o Governo português.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.