Plataforma de blockchain portuguesa quer ser um armazenamento seguro

A Agap2IT apresentou o BlockBase, uma plataforma para o armazenamento seguro de bases de dados em blockchain

Plataforma de blockchain portuguesa quer ser um armazenamento seguro

A plataforma BlockBase, assente em tecnologia Blockchain, soluciona vários problemas com uma disruptiva abordagem que permite garantir a segurança e a verdade dos dados guardados e partilhados por empresas e instituições de qualquer dimensão ou setor.

A plataforma Blockchain destina-se ao aprovisionamento de qualquer tipo e formato de dados e está a ser operacionalizada por uma equipa própria da área Labs da Agap2IT, o seu departamento de Inovação.

O projeto de quatro anos, que mereceu o apoio do Programa de financiamento Portugal 2020 SI - I&DT, tem evoluído rapidamente. Já em 2020, iniciou a sua fase de testes e lançou uma Sandbox para exemplificação das vantagens do sistema de segurança criado. Está agora a chegar à sua fase beta.

O BlockBase está assente em tecnologia EOS, o blockchain mais avançado a nível mundial, oferecendo confidencialidade, integridade e disponibilidade aos utilizadores, com a facilidade de integração direta com sistemas tradicionais, a adaptação a qualquer modelo de negócio e a possibilidade de escalabilidade mediante as necessidades identificadas no projeto.

Como explica Ricardo Schiller Pinto, Head of Research and Development da Agap2IT, “garantir a segurança e a verdade dos dados é somente possível com o uso de sistemas blockchain. Sem estes todos os dados podem ser, em última instância, manipulados, furtados ou apagados, sem ser possível determinar a responsabilidade de quem fez o quê e quando. Isto deve-se a um problema resultante da centralização de sistemas, do abuso de poder, e da falta de mecanismos fidedignos que possibilitem a constituição de prova da evolução dos dados guardados nesses sistemas. Garantir a segurança e verdade dos dados fará parte dos sistemas do futuro, pelo que temos apostado fortemente nesta área tecnológica. O BlockBase justificou o apoio financeiro do Programa Portugal 2020 SI - I&DT, facto que é comprovador da relevância do projeto e da experiência da agap2IT na criação de tecnologia diferenciadora”.

A plataforma BlockBase faz parte do investimento da consultora na área de R&D, com o objetivo de criar soluções que a posicionem na vanguarda da tecnologia, afirmando a sua excelência perante os seus parceiros e promovendo o empreendedorismo. O trabalho realizado pela equipa da agap2IT permite o desenvolvimento de projetos verdadeiramente inovadores, que constituem a base de uma oferta original.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.