Observabilidade é um catalisador para adoção da IA

Relatório da Splunk mostra que a observabilidade é um catalisador de negócios para a adoção de inteligência artificial, experiência do cliente e inovação de produtos

Observabilidade é um catalisador para adoção da IA

A Cisco anunciou o lançamento do relatório “State of Observability 2025: The Rise of a Business Catalyst” da Splunk. A edição deste ano destaca o papel crítico que a observabilidade tem em entregar valor de negócio, desde elevar a experiência do cliente e aumentar a produtividade dos trabalhadores até orientar decisões estratégicas de negócios ao mais alto nível.

O relatório (que se baseia num inquérito junto de 1.855 profissionais de ITOps em todo o mundo) também sublinha as oportunidades e os desafios da observabilidade na era da Inteligência Artificial (IA), onde a IA está a ajudar as equipas de ITOps e de engenharia a acelerar a resposta a incidentes, enquanto acrescenta complexidade à medida que gerem novos tipos de cargas de trabalho.

Como as experiências digitais são o principal veículo de envolvimento do cliente, os líderes estão a recorrer a insights de observabilidade para tomar decisões estratégicas em todos os seus negócios, incluindo experiência do cliente, previsões de roadmap de produtos e confiabilidade do serviço. O relatório descobriu 74% dos entrevistados relatam que a observabilidade impacta positivamente a produtividade dos funcionários e 65% diz que está a influenciar positivamente a receita. Além disso, 64% relata que sua prática de observabilidade impacta positivamente os roadmaps de produtos. Simultaneamente, 74% acredita que a observabilidade é importante para monitorizar processos críticos de negócios e 65% diz que é fundamental para compreender as jornadas dos utilizadores.

As organizações muitas vezes medem a eficácia da sua prática de observabilidade pela forma como responde e previne incidentes. No entanto, as equipas de ITOps e de engenharia frequentemente enfrentam muitas ferramentas diferentes (59%) e um alto volume de alertas falsos (52%). Para enfrentar esses desafios, as equipas de ITOps e de engenharia estão a adotar IA para acelerar a solução de problemas e 76% dos entrevistados usa regularmente a observabilidade alimentada por IA nos seus fluxos de trabalho diários.

Os entrevistados também avaliaram outros benefícios atuais ou futuros do uso de IA e 78% diz que tem mais tempo para gastar em inovação de produtos em vez de manutenção de aplicações e infraestrutura e 60% prevê que a IA terá um impacto positivo na resolução de problemas e na análise da causa raiz, com 58% a apontar que melhorará a deteção de vulnerabilidades de segurança.

No entanto, o relatório reconhece a complexidade que a IA introduz à medida que os profissionais passam mais tempo a monitorizar as cargas de trabalho de IA para garantir o desempenho, a precisão do modelo e o controlo de custos. De acordo com o relatório, 47% afirma que a monitorização das cargas de trabalho de IA tornou o seu trabalho mais desafiante e 40% cita a falta de conhecimentos especializados como um desafio para alcançar a prontidão para a IA.

Para ajudar as organizações na adoção da IA, o relatório destaca a oportunidade de melhorar as competências dos profissionais de observabilidade para treiná-los em conhecimentos essenciais para a gestão de cargas de trabalho especializadas em IA.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 57 Setembro 2025

IT INSIGHT Nº 57 Setembro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.