Branded Content

O futuro do suporte

Paulo Magalhães, VP Southern Europe da EasyVista, refere que há desafios prementes na resolução de pedidos onde a indústria terá de se adaptar

O futuro do suporte

A participação de Paulo Magalhães, VP Southern Europe da EasyVista, na 16.ª Conferência Anual da itSMF Portugal, começou com um dado: os colaboradores das organizações gastam, em média, 1,8 horas por dia à procura de informação.

Deste modo, "transformar o serviço já não é uma escolha, é um imperativo do negócio". Para ultrapassar este desafio, é necessário dar mais força aos utilizadores finais, conseguir garantir uma melhor interação entre os utilizadores no acesso e partilha de serviços e garantir a otimização das operações.

Paulo Magalhães refere que estes três pilares cada vez mais importantes serão suportados pela gestão de serviços, pelo conhecimento e por interfaces e soluções atrativas para os utilizadores.

A inteligência artificial está a evoluir. Essa evolução está relacionada com a necessidade de fazer mais com, pelo menos, o mesmo. "A pressão que temos hoje nas organizações pelos recursos de sistemas de informação é enorme", refere o VP Southern Europe da EasyVista.

Assim, há um desafio premente: o "shift left" para o utilizador. Mais do que uma oportunidade de poupança, o desafio é, em si, uma oportunidade para otimizar o serviço dado ao utilizador, garantindo que os colaboradores chegam para dar resposta ao que é necessário. Por outro lado, com o aumento exponencial das necessidades de prestação de serviços, os colaboradores não chegam e, por norma, não há autorização para contratar mais. Deste modo, este "shift left" é não só uma redução de custo, mas também da operacionalização do serviço.

O futuro do suporte passa pelo desaparecimento dos tiers, uma vez que a forma como a gestão, a resolução de serviço e o encaminhamento para as equipas de resolução de serviço são feitos irão sofrer alterações, uma vez que estes terão de ser mais homogéneas e mais horizontais, indica Paulo Magalhães.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.