Mercado de cloud atinge novo recorde no primeiro trimestre

Os números mais recentes indicam que o mercado de serviços de infraestrutura cloud atingiu um novo recorde, tendo crescido 34% em comparação com o ano anterior

Mercado de cloud atinge novo recorde no primeiro trimestre

Os gastos com serviços de infraestrutura cloud atingiram um novo recorde no primeiro trimestre de 2020, crescendo 34%, para 31 mil milhões de dólares, informa a Canalys, uma empresa de estudos de mercado que se foca no canal de parceiros. O crescimento dos serviços cloud foi impulsionado por organizações em todo o mundo que passaram a trabalhar remotamente como a pandemia do COVID-19

Como resultado, as empresas procuram acesso rápido a recursos de computação em resposta aos bloqueios, isolamentos e interrupções a que o mundo assistiu. Um aumento na procura por ferramentas de colaboração online, comércio eletrónico e serviços cloud para consumidores levou a aumentos acentuados no consumo de infraestrutura cloud, beneficiando todos os principais fornecedores de cloud. Esta situação foi compensada por uma desaceleração em grandes migrações empresariais complexas e projetos transformacionais na cloud, uma vez que as empresas interromperam todas as tarefas de IT, exceto as mais importantes, à medida que os bloqueios entraram em vigor. A procura por empresas digitais que foram impactadas pelos bloqueios em setores como hospitalidade e viagens também foi impactada.

Este é um território desconhecido para os fornecedores de serviços cloud, aumentando o consumo, mas criando dinâmicas de clientes novas e muitas vezes desafiadoras”, disse Alastair Edwards, analista-chefe da Canalys. “A cloud tornou-se numa ferramenta essencial para dar suporte à continuidade dos negócios nesses tempos difíceis. Muitas organizações voltaram-se para a cloud pública devido aos seus recursos de rajada para atender a um aumento repentino na utilização. Plataformas como a Zoom não seriam capazes de operar sem a infraestrutura flexível fornecida pelos principais fornecedores de nuvem”. 

Os fornecedores de serviços cloud estão a responder com urgência ao aumento no consumo. A Microsoft anunciou um plano de emergência, que incluiu a adição de novas capacidades de servidores nos seus data centers nas regiões mais afetadas. A AWS abriu duas novas regiões de data center em abril, na Cidade do Cabo, em África do Sul, e Milão, em Itália, com outras planeadas nos próximos trimestres. A Google Cloud apresentou planos para abrir quatro novos data centers em cloud na Ásia, Canadá e Médio Oriente. A Alibaba Cloud divulgou um investimento de 28 mil milhões de dólares para expandir os seus negócios cloud em todo o mundo nos próximos três anos. 

As empresas foram forçadas a mudar rapidamente as suas estratégias de infraestrutura de IT e prioridades de investimento em resposta à pandemia”, explicou o analista-chefe Matthew Ball. “A redução de custos e a proteção do capital são prioridades à medida que a economia global enfraquece. Qualquer coisa no local que não melhore as iniciativas atuais de continuidade de negócios ficou em segundo plano, uma vez que as empresas repensam os orçamentos diante da crescente incerteza ou luta para aceder a data centers físicos. Ao mesmo tempo, empresas de todo o mundo precisam urgentemente de acesso a capacidade computacional flexível para oferecer suporte ao trabalho remoto, colaboração, comércio online e segurança. A infraestrutura cloud é uma solução óbvia a curto prazo. Este tem sido um benefício para a maioria, senão de todos os principais players”. 

A Canalys apenas indica números de vendas feitas indiretamente, ou seja, feitas através do canal de parceiros. Apesar de os números serem um bom indicador de como está o mercado, uma vez que uma boa parte das vendas dos principais fornecedores de cloud são feitas através dos seus parceiros, o número real – onde se contam as vendas diretas dos fornecedores – pode ser diferente das que a Canalys apresenta.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.