Startup portuguesa alerta para segurança na cloud

A Vawlt surge como resposta aos desafios que as empresas têm enfrentado através do lançamento de uma plataforma dinâmica que permite criar e gerir múltiplas configurações de armazenamento de dados

Startup portuguesa alerta para segurança na cloud

A Vawlt é uma startup portuguesa que conta atualmente com uma equipa de cinco colaboradores, que envolve perfis das áreas de negócio, de engenharia de software e de design de produto digital. 

Esta empresa surge como uma solução para o armazenamento de dados de forma privada, assente em deep tech que pretende posicionar-se em todos os mercados e setores, nacionais e internacionais. De maneira a garantir o posicionameto da Vawlt, Bruno Santos Amaro, Co-Founder e CEO, explica que está focado em “empresas com ou sem estruturas montadas na cloud e que vejam na segurança dos seus dados uma prioridade”.

Os setores para os quais a Vawlt se apresenta como uma solução mais imediata são aqueles com maiores questões ao nível da proteção de dados sensíveis e críticos, nomeadamente o setor da saúde, finanças, banca e justiça.

Simplicidade, segurança e otimização. São estes os fatores que diferenciam a Vawlt, uma empresa onde o futuro é escrito na cloud, esta que é uma operação acompanhada de algumas questões que devem ser mitigadas. 

A Vawlt surge como resposta aos desafios que as empresas estão a enfrentar e ajuda-as a reduzir os seus custos, através de uma plataforma dinâmica que permite criar volumes de dados customizados para responder a requisitos de armazenamento específicos, como por exemplo preço, localização geográfica, latência ou regulamentação. 

De forma genérica, todos os dados colocados em volumes criados na plataforma Vawlt são automaticamente cifrados e assinados nos dispositivos dos utilizadores, garantindo a privacidade e integridade dos mesmos.

"Neste momento os nossos objetivos primordiais passam por lançar a versão pública do produto, ainda neste primeiro semestre, e interagir de perto com os clientes para continuamente irmos afinando e melhorando a nossa solução", explica Bruno Santos Amaro. "Acreditamos no fator diferenciador do serviço, já que garantimos algo que todas as empresas ambicionam: eficiência. Com a Vawlt, o cliente gere todos os seus dados, em diferentes serviços de cloud, de forma acessível e numa plataforma única”.

Um dos grandes desafios de empresas como a Vawlt passa pela necessidade de aproximar o mundo da complexidade (tradicionalmente associada à segurança) dos utilizadores, sejam eles empresas ou pessoas. No fundo, é a procura de experiências ao nível do consumidor com a segurança de nível empresarial, o que levanta questões a vários níveis.   

Quando questionado sobre quais os problemas que pretendem resolver no mercado, Bruno Santos Amaro acredita que a Vawlt desenvolveu uma solução diferenciadora e que permite colmatar algumas lacunas do mercado, o que faz toda a diferença na experiência do cliente final.

Estamos perante uma plataforma única de gestão de armazenamento de dados que permite, com um único login, utilizar diversos fornecedores de cloud, recebendo uma única fatura no final do mês”, refere.

Esta é uma plataforma que permite criar e gerir múltiplas configurações para armazenamento de dados, considerando os requisitos específicos de cada empresa para cada aplicação (preço, geografia, performance, regulamentação, etc.) e que disponibiliza um conjunto de interfaces de armazenamento “prontos a usar”, o que permite aos clientes uma rápida adoção desta plataforma, na medida em que a tecnologia se adapta a cada dispositivo de cada empresa. 

A Vawlt utiliza um protocolo 'Zero Knowledge End-to-End Encryption' para garantir, sem intromissão de terceiros, a segurança dos dados desde o momento em que são colocados nos dispositivos de cada cliente até serem alojados na cloud, garantindo ainda a continuidade do serviço e dos negócios, mesmo que um dos fornecedores de cloud possa estar em baixo ou comprometer a sua parte dos dados.

Face às ameaças constantes que as empresas enfrentam em termos de segurança de dados, esta solução ameniza riscos, acabando por fazer com que as empresas mudem comportamentos.

A situação que vivemos e a consequente alteração das condições do mercado levou à necessidade de adaptação rápida das metas que a Vawlt tinha estabelecido para o imediato, acabando por tornar esta situação num desafio à sua estratégia de expansão e uma oportunidade de aprendizagem.

Estamos concentrados em apoiar as empresas a manter os seus dados seguros, através da adoção de uma estratégia de armazenamento e partilha assente em cloud que seja flexível, escalável e permita uma redução de custos operacionais e de manutenção. A Vawlt está em condições de dar o seu contributo para a manutenção de postos de trabalho e para a sobrevivência dos negócios por via desta redução de custos e de uma transição digital com ferramentas que poderão facilitar esse processo, seja em empresas portuguesas, seja com entidades estrangeiras”, garante Bruno Santos Amaro.

Quanto a expectativas para o futuro, a Vawlt espera manter o objetivo de lançamento público ainda na primeira metade deste ano e continuar com a boa recetividade nos contactos com quem já tinha uma ligação, bem como com os que surgiram entretanto também no estrangeiro.

Sabemos que empresas e entidades públicas estão a contactar cada vez mais com serviços assentes na cloud, de maneira a terem as suas equipas a funcionar remotamente, e prevemos que haja uma fatia significativa a adotar soluções como a da Vawlt, particularmente pela componente de redução de custos, já que a liquidez das empresas será um tema-chave no cenário que se antecipa”, conclui. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.