Quase metade das violações de dados afetam informação dos clientes

Estudo indica que 40% das violações de dados afetam a informação dos clientes, informação essa que está sujeita a violações de dados com maior frequência do que qualquer outro tipo de informação corporativa

Quase metade das violações de dados afetam informação dos clientes

Segundo o estudo IT Security Risks Survey  da Kaspersky, a informação pessoal dos clientes está sujeita a violações de dados com maior frequência do que qualquer outro tipo de informação corporativa. Este género de fuga de dados pode resultar em perdas financeiras e de reputação, bem como em multas regulamentadas, caso não seja dada uma resposta adequada. No entanto, se o tratamento da informação for feito de forma eficaz, os danos provocados por uma potencial violação de dados podem ser significativamente reduzidos.  

A nova investigação da Kaspersky vem demonstrar que a informação pessoal identificável é o tipo de dados que mais frequentemente é intercetado pelos hackers (40%). Como resultado, 29% das empresas inquiridas revelaram ter tido problemas em atrair novos clientes após uma violação de dados. 

Em resposta a esta ameaça e com o objetivo de ajudar as empresas a qualificar os seus colaboradores, foram recentemente adicionados cursos sobre RGPD e dados confidenciais com novos tópicos de formação à plataforma Kaspersky Automated Security Awareness. 

O curso sobre informações confidenciais abrange regras comuns relacionadas com o tratamento de informações sensíveis, como dados pessoais, segredos comerciais ou documentos internos que não podem ser divulgados externamente. Este novo tema vai permitir aos colaboradores adquirirem a experiência necessária para manusear este tipo de informação e poderá ajudá-los a compreenderem melhor como podem minimizar os danos causados quando os dados acabam por ser divulgados.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.