Líderes da cadeira de valor subestimam riscos de operações de fábricas inteligentes

A Gartner identificou cinco desses riscos: “o potencial de benefícios transformacionais também pode ser a maior armadilha, já que as organizações se podem apressar em lançar iniciativas de fábricas inteligentes sem uma compreensão clara da extensão dos desafios que enfrentam”

Líderes da cadeira de valor subestimam riscos de operações de fábricas inteligentes

De acordo com os mais recentes dados da Gartner, as operações de fábricas inteligentes podem ajudar os líderes da cadeia de valor a alcançar grande parte das suas prioridades, mas os desafios são muitas vezes subestimados. Os especialistas afirmam que iniciativas bem-sucedidas exigem transformações culturais e operacionais lentas por natureza e, em muitos casos, projetos organizacionais inteiramente novos para integrar novos recursos numa cadeia de valor mais ampla.

As operações de fábricas inteligentes têm o fascínio de inúmeros benefícios para os líderes da cadeia de valor, desde a expansão das capacidades de fabrico até à melhoria da qualidade e a resolução de desafios de trabalho”, disse Simon Jacobson, VP Analyst da prática da cadeia de valor da Gartner.

O potencial de benefícios transformacionais também pode ser a maior armadilha, já que as organizações se podem apressar em lançar iniciativas de fábricas inteligentes sem uma compreensão clara da extensão dos desafios que enfrentam”, acrescenta. Entre os riscos a evitar, a Gartner identificou os cinco principais.

  1. Confundir a otimização da fábrica com transformação do modelo de negócios. O risco pode ser mitigado garantindo que os objetivos da fábrica estejam sincronizados com os modelos operacionais da cadeia de valor e as ambições digitais empresariais, flexibilidade e oportunidades de automação.
  2. Ignorar o âmbito da gestão da mudança. O risco pode ser gerido em parte tratando essas mudanças como parte de uma iniciativa em toda a empresa que requer alinhamento entre a liderança sénior e a utilização de equipas de melhoria contínua para garantir que as iniciativas são devidamente sequenciadas.  
  3. Subestimar a complexidade de alinhar e convergir o IT, OT e ET. Para mitigar a complexidade do risco, os líderes da cadeia de valor devem se familiarizar com modelos organizacionais alternativos para o alinhamento IT/OT e evoluir a governance e as estruturas organizacionais em linha com os novos modelos de produção.
  4. Financiamento insuficiente para upskilling, reskilling e desenvolvimento de talentos. Os especialistas consideram essencial modernizar os programas de aprendizagem e desenvolvimento (L&D) para ajudar os colaboradores a aprender, adquirir e reter conhecimento.
  5. Foco restrito num único caso de uso e tecnologia. As compras de tecnologia devem ser equilibradas entre considerações estratégicas, como a capacidade de escala, juntamente com as pragmáticas, como o planeamento adequado para disrupções operacionais, indica a Gartner.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.