Investigação da Schneider Electric e da IDC revela desafios de computação edge

Um estudo da IDC, pedido pela Schneider Electric, revela os fatores que impulsionam as implementações, desafios e soluções de edge computing

Investigação da Schneider Electric e da IDC revela desafios de computação edge

A Schneider Electric as conclusões de um white paper pedido à IDC, intitulado “Succeeding at Digital First Connected Operations”, que destaca o poder do Edge Computing para permitir a transição para um mundo orientado pelo digital. O documento apresenta as respostas de mais de mil profissionais de TI e operações dos segmentos industrial, da saúde, educação e outras áreas, bem como diversas entrevistas de fundo com empresas industriais.

Os entrevistados, escolhidos a nível global, representam empresas dos EUA, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, Índia e Irlanda, cuja dimensão varia entre cem a mais de mil colaboradores. As suas respostas ofereceram insights sobre os fatores que impulsionam os investimentos no Edge, os desafios que as empresas enfrentam, os obstáculos ao investimento contínuo e recomendações estratégicas para recursos Edge preparados para o futuro.

À medida que as organizações procuram criar experiências novas ou melhoradas para os clientes, tornar-se mais eficientes a nível operacional, reforçar a segurança e a proteção e ser mais sustentáveis, estão a apoiar-se mais nas tecnologias digitais. Este white paper examina o papel crucial que o Edge Computing e as suas aplicações desempenham na habilitação de operações conectadas e digitais”, afirmou Chris Hanley, SVP, Commercial Operations & Global Channels da Schneider Electric. “Destaca ainda as estratégias que os profissionais e decisores de TI podem adotar para preparar os seus recursos de Edge Computing para o futuro, para dar suporte a operações remotas, conectadas, seguras, fiáveis, resilientes e sustentáveis”.

O Edge Computing é um dos principais facilitadores de um paradigma digital-first. De facto, os casos de utilização mais comuns de infraestrutura Edge incluem sistemas de cibersegurança para monitorizar a rede operacional de forma local, bem como armazenar e processar dados operacionais para os levar para a Cloud. Para além disto, quando questionadas sobre o que motivou o seu investimento em Edge Computing para apoiar estas cargas de trabalho, as organizações indicaram “reforçar a cibersegurança” (50%) e a “resiliência e fiabilidade dos sistemas” (44%). No entanto, existem vários desafios que devem ultrapassar para garantir que a sua infraestrutura Edge e, portanto, as operações conectadas, são resilientes e fiáveis. Apesar do potencial do Edge, muitas organizações relatam problemas de conectividade e falhas de energia. De facto, 32% dos inquiridos registou “falta de conectividade ou conectividade lenta” com as suas aplicações Edge, e 31% sofreu uma “falha de energia elétrica ou pico de energia com duração superior a 60 segundos”.

Desafios a ultrapassar na transição para operações digitais conectadas

  • Segurança: Quando se trata de operações conectadas, as preocupações de segurança física e cibersegurança são elevadas. Tal exigirá sistemas e processos adaptados a este novo paradigma; no entanto, uma vez conectado à cloud, o poder dos dados operacionais pode ser aproveitado para impulsionar diversos casos de utilização novos e melhorados. Estes dados podem incrementar a colaboração em toda a empresa e capacitar capacidades de operações remotas que resultam na eficácia da força de trabalho, garantindo que as empresas têm capacidades resilientes;
  • Competências: A força de trabalho precisa de ter as competências certas para trabalhar em todas as configurações de tecnologia e ser capaz de se alinhar internamente para impulsionar mudanças. Esta abordagem exigirá que as empresas se envolvam com novos parceiros de ecossistema dentro e fora de sua organização;
  • Fiabilidade: À medida que mais capacidades de operações locais são suportadas diretamente de forma remota através do Edge conectado, a fiabilidade é uma preocupação crítica.

Os recursos Edge resilientes são a base para migrar para operações digitais conectadas”, comentou Jeniffer Cooke, Research Director, Edge Strategies da IDC. “As organizações vão ficar vulneráveis se e quando a sua tecnologia falhar. Para preparar as implementações Edge para o futuro, os líderes devem desenvolver uma estratégia que dê resposta às preocupações, como questões de cibersegurança e conectividade, e garanta o acesso às competências necessárias para manter as infraestruturas Edge resilientes”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.