IBM constrói o seu primeiro data center de computação quântica na Europa

O data center vai ficar localizado nas instalações da IBM em Ehningen, na Alemanha, e a inauguração está prevista para 2024

IBM constrói o seu primeiro data center de computação quântica na Europa

A IBM anunciou planos para abrir o seu primeiro data center de computação quântica na Europa para facilitar o acesso à computação quântica de vanguarda a empresas, instituições de investigação e governos. Em comunicado, a empresa explica que é esperado que o data center esteja operacional em 2024, com vários sistemas de computação quântica da IBM, cada um com processadores quânticos de escala utilitária, ou seja, com mais de cem qubits. 

O data center vai estar localizado nas instalações da IBM em Ehningen, na Alemanha, e vai servir como região europeia de cloud de IBM Quantum, para que os utilizadores na Europa possam fornecer serviços no data center para a sua investigação em computação quântica e a sua atividade exploratória, sendo todos os dados de trabalho processados dentro das fronteiras da UE. 

A Europa conta com alguns dos utilizadores dos sistemas mais avançados do mundo, e o interesse tem vindo a aumentar à medida que nos aproximamos da era dos processadores quânticos à escala de serviço público”, afirmou Jay Gambetta, IBM Fellow e Vice-Presidente de IBM Quantum. Assim, “o data center quântico previsto e a região cloud associada vão oferecer aos utilizadores europeus uma nova opção com o objetivo de aproveitar o poder da computação quântica para resolver alguns dos problemas mais desafiantes do mundo”.

Depois de Nova Iorque, este vai ser o segundo data center quântico e região de cloud  quântica da IBM. “O nosso data center quântico na Europa é uma parte essencial do nosso esforço global”, destacou Ana Paula Assis, Diretora Geral da IBM para a EMEA. “Proporcionará novas oportunidades para que os nossos clientes colaborem lado a lado com os nossos cientistas na Europa, assim como com os seus próprios clientes, à medida que exploram a melhor forma de aplicar a quântica na sua indústria”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.