Google enfrenta julgamento antitrust nos EUA por monopólio de publicidade digital em setembro

Julgamento antitrust nos EUA sobre o monopólio da Google na tecnologia de publicidade digital começa a 9 de setembro de 2024

Google enfrenta julgamento antitrust nos EUA por monopólio de publicidade digital em setembro

Esta semana, um juiz federal norte-americano agendou o início do julgamento com júri contra a Google para 9 de setembro de 2024, no âmbito de uma ação movida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e uma coalizão de estados. Em causa estão acusações sobre o abuso pela empresa do seu domínio na tecnologia de publicidade digital.

Movida em janeiro de 2023, a ação acusa a Google de monopolizar o mercado de publicidade digital e prejudicar a concorrência. De acordo com o governo, a empresa deveria ser forçada a vender o seu pacote de gestão de anúncios.

A Google negou as acusações, acrescentando que, se o processo judicial for bem-sucedido, isso “retardaria a inovação, aumentaria as taxas de publicidade e dificultaria o crescimento de milhares de pequenas empresas e editores”.

O Departamento de Justiça, assim como Virgínia e outros estados norte-americanos, haviam solicitado uma data em julho para o julgamento de Alexandria, Virgínia. No entanto, Leonie Brinkema, juíza distrital dos EUA, afirmou numa ordem que um julgamento de verão apresentaria problemas logísticos.

Além deste processo judicial, a Google enfrenta separadamente um julgamento em março de 2025 no tribunal federal dos EUA no Texas, onde Texas e outros estados estão a colocar em causa as práticas de tecnologia de publicidade da Big Tech.

Num terceiro caso, aguarda-se que um juiz em Washington, D.C., ouça os argumentos finais no mês de maio no contexto de ações judiciais do Departamento de Justiça dos EUA, de Colorado e de outros estados sobre o domínio da Google no que diz respeito às pesquisas na web.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.