Multa antitrust de 2,42 mil milhões de euros da UE à Google deve ser mantida, diz conselheira do Tribunal Europeu

Uma conselheira judicial do Tribunal Europeu recomendou que a multa antitrust da UE de 2,42 mil milhões de euros à Google fosse mantida

Multa antitrust de 2,42 mil milhões de euros da UE à Google deve ser mantida, diz conselheira do Tribunal Europeu

A multa antitrust de 2,42 mil milhões de euros da União Europeia (UE) à Google, da Alphabet, deverá ser mantida pelo Tribunal Europeu, recomenda uma conselheira judicial. A sanção foi aplicada à empresa pela Comissão Europeia em 2017 devido à utilização do seu serviço de comparação de preços para obter uma vantagem injusta sobre os seus rivais europeus mais pequenos.

O caso Google Shopping assinalou a primeira de três decisões da UE que resultaram num total de 8,25 mil milhões de euros em multas para a Google na última década.

Juliane Kokott, advogada-geral do Tribunal de Justiça da UE, revelou que os juízes deverão confirmar a multa. “A Google, tal como constatado pela Comissão e confirmado pelo Tribunal Geral, estava a aproveitar-se da sua posição dominante no mercado de serviços de pesquisa geral para favorecer o seu próprio serviço de comparação de preços, favorecendo a exibição dos seus resultados”, disse.

Os juízes, que seguem a maioria destas recomendações não vinculativas, chegarão a uma decisão nos próximos meses. Em 2021, um tribunal inferior tomou o lado das autoridades de concorrência da UE.

A Google afirmou que analisará o parecer e ficará a aguardar a decisão judicial. “Independentemente do apelo, continuamos a investir na nossa solução, que tem funcionado com sucesso há vários anos, e continuaremos a trabalhar de forma construtiva com a Comissão Europeia”, referiu um porta-voz da empresa.

Margrethe Vestager, a chefe antitrust da UE, deverá reunir-se esta semana com o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, e outros líderes de grandes empresas tecnológicas nos Estados Unidos para discutir questões ligadas à concorrência e ao digital.

A Google contestou também as outras duas decisões relativas ao seu sistema operacional móvel Android e ao serviço de publicidade AdSense

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