Google vai testar nova função que limita utilização de cookies de rastreamento no Chrome

A medida, que deverá ser lançada no início de 2024, tem como objetivo banir cookies de terceiros utilizados pelos anunciantes para rastrear os consumidores

Google vai testar nova função que limita utilização de cookies de rastreamento no Chrome

A Google prepara-se para começar a testar um novo recurso no Chrome.

O recurso, designado Proteção contra Rastreamento, deverá ser lançado a 4 de janeiro para 1% dos utilizadores mundiais do Chrome e passa por banir cookies de terceiros utilizadas pelos anunciantes para rastrear os consumidores.

A Google pretende eliminar, por completo, a utilização de cookies de terceiros para utilizadores no segundo semestre de 2024. No entanto, a confirmação está atualmente sujeita às questões antitrust levantadas pela Competition and Markets Authority (CMA) do Reino Unido, que tem investigado o corte a alguns cookies no Chrome.

Em causa estão preocupações sobre concorrência ao nível da publicidade digital, em especial publicidade associada à Google.

Margrethe Vestager, responsável do gabinete antitrust da União Europeia, já tinha alertado em junho para o facto de a CMA estar a investigar as questões relacionadas com a introdução destas ferramentas, por parte da Google, para bloquear cookies de terceiros.

Do lado dos anunciantes, a perceção é a de que este bloqueio no Chrome colocará entraves à capacidade de recolher informações que ajudam a personalizar anúncios, ficando mais dependentes dos bancos de dados da própria Google.

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