Falta de talento e competências digitais acentua-se nas organizações

Novo Digital Skills Research indica que, na Europa, 64% das grandes empresas e 56% das PME têm dificuldade em recrutar para vagas de emprego em tecnologia

Falta de talento e competências digitais acentua-se nas organizações

Atualmente, as empresas enfrentam crescente desafio no novo mundo digitalizado – não há talento suficiente e as competências digitais certas para impulsionar a transformação das organizações para o futuro. Juntamente com a RAND Europe, a Salesforce conduziu o Digital Skills Research, que analisa as evidências associadas a vários aspetos da falta de compet ências digitais, que atingiu um ponto crítico. 

O estudo revela ainda que 87% dos gestores estão a sofrer ou esperam vir a sofrer as consequências desta falta de competências digitais na sua equipa. Na Europa, 64% das grandes empresas e 56% das PME têm dificuldade em encontrar talento para empregos relacionados com a área de TIC.

A oferta de formação não dá resposta à vasta procura por competências digitais, e a lacuna continua a aumentar devido a um conjunto de fatores que vão desde tecnologias emergentes às desigualdades socioeconómicas sistémicas. As decisões que as empresas tomam para resolverem a falta de competências digitais vão ter impacto em todas as gerações futuras, nota a Salesforce em comunicado enviado à redação.

Além disso, o estudo aponta que os custos altos e abordagens desorganizadas para a educação tradicional aumentam as barreiras de aprendizagem. O investimento em competências digitais é determinante para apoiar as mudanças impulsionadas pela digitalização em oportunidades de carreira e potencialmente essencial para a recuperação económica global, bem como para um crescimento económico resiliente e de longo prazo. 

O estudo indica ainda que as empresas devem promover as carreiras em tecnologia como uma plataforma para uma progressão justa, de aprendizagem significativa e ao longo da vida; executar programas de extensão que destroem as barreiras institucionais, como o acesso precário a formação e desigualdade racial e de género; reajustar as contratações para focar menos na educação tradicional e mais nas competências, abrindo as funções digitais para um grupo de talentos mais amplo e diversificado, com o objetivo de gerar um impacto socioeconómico mais positivo e criar rotas de acesso não tradicionais para a indústria de tecnologia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.