Alfabetização de dados entre principais competências da transformação digital

Um novo estudo indica que também os adultos estão de volta à escola e à procura de mudanças - 95% pensa em procurar novo emprego

Alfabetização de dados entre principais competências da transformação digital

No início de mais um ano letivo, não são apenas as crianças e os jovens que regressam às aulas. Há cada vez mais adultos a deixar os empregos e a procurar uma mudança. Segundo a nova pesquisa realizada pelo HR Dive e pelo SAS junto de líderes de RRHH - Getting Employees Ready for the New Skill Needs of 2021 AND BEYOND - 95% dos trabalhadores estão a pensar procurar um novo emprego e 92% estão até dispostos a mudar de setor para encontrar o lugar certo. 

Com a agitação na rotatividade de pessoal, as empresas que mais rapidamente conseguirem melhorar e formar os seus colaboradores serão as que mais vão crescer. 88% dos entrevistados disseram que os planos de desenvolvimento dos colaboradores devem ser ajustados às lacunas de competências que as organizações agora enfrentam como resultado da COVID-19. O estudo destaca que certas capacidades ou “hard skills” serão as mais necessárias, como aquelas relacionadas com IA, dados e analítica. 

Nesse sentido, a alfabetização digital e, mais especificamente, a alfabetização em dados – data literacy – é uma área-chave, competência emergente acelerada pela desinformação relacionada com a pandemia. “Penso que já não há dúvidas sobre a importância e o papel absolutamente primordial do conhecimento dos dados não só para as empresas como para a sociedade no seu todo. É uma questão de primeira ordem e a pandemia veio reforçar e mostrar-nos isso", disse Ana Rita Teotónio, Education Sales & Advisor no SAS Portugal. 

Trata-se da capacidade de consumir, interpretar e compreender dados, “competência essencial para o sucesso na sociedade e nos locais de trabalho de hoje”, nota. “No SAS acreditamos no poder dos dados e é por isso que continuamos a apostar na educação digital para todas as idades e no desenvolvimento de competências relacionadas com os dados. Conhecimentos sobre IA, Analítica, Machine Learning... tudo isto é essencial para o atual mercado de trabalho que está cada vez mais ciente da importância destas áreas para as empresas”, completa Teotónio. 

Adicionalmente, um teste de alfabetização em dados do SAS e do News Literacy Project revelou algumas tendências, como de que as pessoas com mais escolaridade demonstraram ter maior alfabetização em dados; os millennials mais velhos, a Geração X e os Boomers estão mais capacitados do que os millennials mais jovens e a Geração Z; e, surpreendentemente, os Boomers parecem mostrar ter maior capacidade para analisar afirmações baseadas em dados nas redes sociais do que a própria Geração Z. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.