Organizações vão gastar mais em soluções de big data e analytics

Prevê-se que, até ao final de 2021, as organizações gastem um total de 215 mil milhões de dólares em solução de big data e analytics, um crescimento ligeiramente superior a 10% em relação a 2020

Organizações vão gastar mais em soluções de big data e analytics

A IDC prevê que os gastos globais com soluções de big data e analítica cheguem aos 215,7 mil milhões de dólares este ano, um aumento de 10,1% em relação a 2020. Os gastos com esta área vão ganhar força nos próximos cinco anos, à medida que a economia global recupera dos impactos da pandemia. A taxa composta de crescimento anual para gastos globais em big data e analítica até 2025 será de 12,8%.

Os setores que atualmente mais investem em análises e soluções de big data são os bancos, a manufatura e  os serviços. Combinados, esses três setores serão responsáveis ​​por um terço de todos os gastos na área em 2021. Os próximos três setores são manufatura de processos, telecomunicações e setor público, que correspondem aquase 47 mil milhões dos gastos este ano. Embora o setor de telecomunicações registe o crescimento mais rápido nos gastos da áreaem relação à previsão de cinco anos, espera-se que praticamente todos os setores apresentem um crescimento de dois dígitos.

Mais da metade de todos os gastos em big data e analytics em 2021 vão estar relacionados com os serviços de TI correspondendo a mais de 85 mil milhões de dólares do total e os serviços de negócios constituindo o restante. O segundo maior segmento de gastos neste ano será de software, que terá investimentos que vão totalizar os 82 mil milhões. Quase metade desse gasto irá para três tipos de aplicações, nomeadamente análise do utilizador final, relatórios e ferramentas de consulta, data warehouses relacionais e data warehouses analíticos não relacionais, com o restante espalhado pelas 13 categorias de software restantes.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.