Facebook recebe multa de 1,46 milhões de euros

Ministério da Justiça brasileiro multou o Facebook em 6,6 milhões de reais por partilha indevida de dados de utilizadores. A investigação foi lançada depois o escândalo da Cambridge Analytica, em 2018

Facebook recebe multa de 1,46 milhões de euros

O Ministério da Justiça do Brasil afirmou no início desta semana que multou o Facebook em 6,6 milhões de reais (1,46 milhões de euros, na taxa atual) por partilhar indevidamente dados de utilizadores.

O departamento de proteção ao consumidor do ministério explicou que descobriu que os dados de 443 mil utilizadores do Facebook foram disponibilizados indevidamente para desenvolvedores de uma aplicação chamad "thisisyourdigitallife". Os dados estavam a ser partilhados para propósitos "questionáveis", afirmou o ministério em comunicado.

O ministério disse que a rede social do mundo falhou em fornecer aos utilizadores informações adequadas sobre as suas configurações de privacidade padrão, particularmente relacionadas a dados de "amigos" e "amigos de amigos".

O ministério explicou, também, que lançou a investigação após as notícias sobre a utilização indevida de dados por parte da Cambridge Analytica, em 2018. O Facebook tem dez dias para recorrer da decisão. A multa deve ser paga dentro de 30 dias.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.