Empresas querem aumentar investimentos digitais em 2023

O aumento dos investimentos pretende melhorar a eficácia operacional e de recursos, reduzir o time-to-market e diferenciar os produtos

Empresas querem aumentar investimentos digitais em 2023

Quase 40% das empresas vão aumentar o seu investimento na digitalização em 2023, de acordo com dados de MCPRO. Setores como a energia, saúde, indústria, retalho, seguros e fintech vão apostar em soluções avançadas de big data e inteligência artificial para dar um novo passo em direção à personalização máxima dos seus produtos e serviços, avançar na segurança e privacidade dos seus dados e aumentar a sua velocidade de transação em grande escala, a deteção de fraudes, a automatização dos seus processos ou a manutenção preventiva e os omnipresentes chatbots, tal como destacado por este meio especializado em transformação digital.

A avaliação coincide com a visão da Keepler Data Tech, que tem vindo a destacar a relevância de três fatores-chave da digitalização das empresas, nomeadamente a automatização de processos, a redução do time-to-market e a diferenciação de produtos.

A abordagem de “Produto de Dados” está a ajudar as empresas a concentrarem-se neste tipo de soluções, altamente orientadas para resolver um desafio empresarial específico, com base nos seus próprios dados. Isto resulta num forte impacto comercial, de forma rápida, demonstrável e fiável. Por exemplo, em áreas como a melhoria da experiência do cliente, da produtividade dos empregados, a criação de novos produtos e o aumento da competitividade.

Os especialistas da Keepler Data Tech afirmam que, para continuar a avançar neste processo, as empresas devem enfrentar cinco desafios a curto prazo.

  • Abordagem data-centric nos projetos de inteligência artificial, onde a prioridade não é acumular dados, mas trabalhar para melhorar a sua qualidade e consistência. A correta classificação de dados, estratégias data-augmentation, a criação de versões ou as feature stores aceleram este processo.
  • Os projetos de IA devem ter em conta os aspetos de privacidade e segurança, a partir da sua definição. Para além de proteger a informação, é também necessário determinar modelos mais robustos e fiáveis, e aplicar técnicas como adversarial training, para definir a resposta perante possíveis dados corruptos ou cenários pouco frequentes.
  • Automatização de processos cognitivos, incorporando serviços disponíveis em diferentes plataformas cloud (voz, imagem, texto ou decisão) ou fazendo uso de modelos multimodo (Dall-E ou CLIP como exemplos), ou de texto (GPT 4), para resolver diferentes tipos de tarefas criativas, tais como realizar síntese semântica, criar conteúdos de texto e visuais, ou responder a questões de forma interativa.
  • Aumentar as capacidades big data dos processos cada vez mais exigentes. Neste sentido, a computação quântica está a ganhar relevância, capaz de resolver problemas complexos, realizar simulações em grande escala ou desafios em processos de otimização, entre outros. 
  • Implementar as melhores práticas sob a forma de regulação e compromisso para assegurar que a tecnologia seja aplicada da forma mais transparente, ética e justa possível, o que se traduz em datasets o mais representativos quanto possível, verificando desvios, realizando análises de sensibilidade ou dando prioridade à interpretabilidade através de modelos mais simples e orientados a objetivos.

Assim, a fim de responder aos desafios tecnológicos, a Keepler Data Tech afirma que as alianças com partners ou colaboradores tecnológicos especializados, que possuam conhecimentos e experiência, são uma prática cada vez mais difundida. Contudo, para que este desenvolvimento seja sustentável nas organizações, também requer um investimento em formação por parte das empresas e um esforço pessoal dos indivíduos para facilitar a aquisição de novas competências, bem como uma atitude aberta ao desenvolvimento e formação contínuos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.