E-commerce: portugueses mais influenciados pelo online

De acordo com a consultora Deloitte, os consumidores portugueses são fortemente influenciados pelos canais digitais durante a sua jornada de compra. No entanto, a maioria ainda opta por se deslocar às lojas físicas para efetuar a compra

E-commerce: portugueses mais influenciados pelo online

A web, e em particular os motores de busca, continuam a ser as fontes de informação mais utilizadas pelos portugueses para procurar ideias, obter conselhos e comparar preços para a maioria dos presentes de Natal. No entanto, quando chega a altura de adquirir os produtos, a maioria dos consumidores mantém-se fiel às lojas físicas. Apesar das suas potencialidades e vantagens, o e-commerce ainda não é a escolha número um dos portugueses para fazer compras.

O estudo de Natal da Deloitte verificou que 75% dos inquiridos preferem fazer as suas compras nas lojas físicas, enquanto apenas 29% referem recorrer ao online. A loja física continua a ser o canal de compra mais utilizado em todos os países europeus.

Quando um produto não está disponível na loja, a alternativa identificada pelos inquiridos será procurar noutra loja da mesma cadeia ou solicitar a ajuda de um funcionário na loja (40% em Portugal e 34% na média europeia), ou ainda procurar numa loja de outra cadeia (31% em Portugal e 30% na média europeia). Já quando um produto não está disponível na loja online, a tendência será procurar em lojas físicas. Apenas 22% dos portugueses inquiridos afirmam procurar noutra loja online.

O online tem tido uma importância crescente nos hábitos de consumo dos portugueses e acreditamos que a tendência se manterá nos próximos anos, resultado da maior convergência entre lojas físicas e online, mas também da ascensão dos mercados de consumo das gerações de nativos digitais. Para já, a segurança e a rapidez na aquisição de produtos levam a que as lojas físicas continuem a reunir as preferências dos consumidores na altura de comprar”, destaca Pedro Miguel Silva, associate partner de consultoria da Deloitte.

Relativamente aos canais digitais, e de acordo com a Deloitte, as lojas online de retalhistas tradicionais, com lojas físicas, mantêm-se como o local preferido em Portugal para pesquisar e comparar produtos, sobretudo vídeo jogos, música, material informático, dispositivos móveis, moda e livros. Para as restantes categorias, os motores de busca são a opção mais referida. Os fóruns e blogues são os canais que portugueses e europeus, em geral, menos utilizam nas suas pesquisas por categoria de presentes.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.