Apenas 30% dos portugueses fazem compras online

Um estudo da ACEPI, em conjunto com a IDC, coloca em destaque os indicadores relativos ao desenvolvimento da Economia Digital em Portugal. Atualmente, 30% dos portugueses compram online

Apenas 30% dos portugueses fazem compras online

Um estudo da ACEPI, em conjunto com a IDC, coloca em destaque os indicadores relativos ao desenvolvimento da Economia Digital em Portugal desde 2009 até hoje, estimando o volume do negócio eletrónico em Portugal até 2020

O estudo foi revelado no Portugal Digital Summit e indica que, num mundo cada vez mais digital, dominado pelo online, começam a ser cada vez menos os utilizadores que dispensam a utilização do e-commerce. Os utilizadores atuais prezam a flexibilidade e para eles é imperativo estarem sempre conetados, efetuar qualquer ação em qualquer lado, a qualquer momento.

A utilização da Internet já não é uma tendência, já se tornou uma commodity, e atualmente em Portugal já é uma realidade que abrange 70% da população. Neste estudo, a ACEPI e a IDC preveem que em 2020 a percentagem de pessoas que utilizam a Internet seja de 90%.

Embora a percentagem de portugueses que efetua compras online tenha duplicado desde 2010, a verdade é que ainda se encontra apenas nos 30%, traduzindo-se em 3,803 milhões de euros por mês gastos em compras online. No entanto, o estudo estima que esta percentagem duplique para 60% até 2025 e que os portugueses passem a gastar cerca de 9,194 milhões de euros por mês no e-commerce.

As plataformas internacionais de compras online são as mais utilizadas. Embora 50% dos portugueses já tenham efetuado compras em sites chineses, é o eBay o site mais utilizado pelos consumidores, com a preferência de 54% dos compradores, seguido pela Amazon (38%), Booking (35%), AliExpress (28%), Google (23%), entre outros.

Os produtos e serviços mais procurados pelos portugueses que compram online são o alojamento, com 46% dos compradores a procurarem este tipo de serviço, seguido de bilhetes de transporte (40%), vestuário e acessórios de moda (39%), bilhetes de espetáculos (34%), livros (31%), equipamentos móveis e acessórios (37%), artigos para o lar (24%), e equipamento informático (23%).

A nível das empresas, as mais ativas online são as grandes empresas, com 97% destas a terem presença online. Seguem-se as médias empresas, com uma percentagem de 86%, as pequenas empresas, com 56%, e as micro empresas, com 30%. No entanto, desta percentagem apenas uma parcela é reservada à aposta e-commerce. Das grandes empresas, apenas 54% disponibilizam comércio eletrónico. Nas médias empresas só 40% o fazem e nas pequenas a percentagem é de 23%. Só 8% das micro empresas estão presentes no comércio eletrónico.

Estes números, em conjunto com a percentagem de portugueses que preferem as plataformas de e-commerce internacionais, mostram que as empresas portuguesas poderão necessitar de reinventar a sua presença no ciberespaço para aumentar a sua competitividade e relevância entre os consumidores.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 51 Setembro 2024

IT INSIGHT Nº 51 Setembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.