Digitalização nas escolas de países em desenvolvimento pode representar crescimento de 20% no PIB

Relatório da Economist Intelligence Unit orienta um futuro com comunidades mais desenvolvidas e uma força de trabalho mais qualificada nos países com fraca conectividade

Digitalização nas escolas de países em desenvolvimento pode representar crescimento de 20% no PIB
 

É de conhecimento comum que quanto maior forem as qualificações da força de trabalho, maior é o potencial de desenvolvimento de ideias, de criação e inovação e, por consequência, o progresso económico de um país. O sucesso económico, seja ele individual, regional ou nacional, é otimizado quando as crianças e respetivas comunidade têm acesso a uma aprendizagem digital de qualidade, cumprindo os objetivos de desenvolvimento sustentável delineados pela ONU. O novo relatório da Economist Intelligence Unit (EIU) - Connecting Learners: Narrowing the Educational Divide – relata que os países com fraca conectividade de banda larga têm um potencial de crescimento que pode chegar aos 20% do PIB per capita, no caso de as escolas estarem ligadas à Internet. 

Esta situação traduz-se no caso da Nigéria, na qual um aumento de banda larga ao nível da Finlândia leva a um crescimento de cerca de 20% do PIB, até 2025. O relatório é patrocinado pela Ericsson, financiadora e Parceira global da UNICEF no mapeamento da conectividade das escolas, no âmbito do apoio da Giga, iniciativa que ambiciona ligar todas as escolas e respetivas comunidades à Internet. "Quando o Giga foi anunciado, compreendemos de imediato o impacto positivo que poderia criar, como atenuar a diferença digital entre e nos próprios países, para dar às crianças de todo o mundo a possibilidade de futuros brilhantes e recompensadores", explica Heather Johnson, Vice-Presidente para a Sustentabilidade e Responsabilidade Empresarial da Ericsson.

O relatório dá destaque a quatro áreas que fomentam o espírito colaborativo em vários setores. Johnson afirma que “o relatório deixa bem claro que a parceria entre líderes empresariais, líderes do setor público e ONG pode conduzir a ações concretas no sentido de lidar com este problema e influenciar vidas de forma significativa”

Uma das ações diz respeito à importância do papel da colaboração público-privada para derrubar barreiras e alcançar uma aprendizagem conectada, como uma realidade global para todas as crianças. O esforço deve partir das organizações e ter como objetivo o fim das diferenças digitais entre classes, regiões e países. “Cada interveniente nestes setores, independentemente da sua dimensão, pode fazer a diferença. Incentivamos as partes interessadas a ler o relatório e, acima de tudo, a participar na iniciativa Giga, no sentido de ajudar a alcançar este importante objetivo", afirma Johnson.

Uma segunda ação-chave diz respeito à acessibilidade e viabilidade, porque embora seja importante desenvolver infraestruturas com acesso à Internet, os custos e a qualidade de ligação também são fatores a ter em conta. Mas não basta conectar as escolas. Num terceiro plano, o relatório indica também que os programas de ensino devem incorporar a Internet e as devidas ferramentas digitais. Deve ainda ser garantida a proteção das crianças em ambiente online, para uma navegação fiável e de confiança. Apesar da Internet representar uma oportunidade é também um novo risco para a segurança da geração mais jovem. Charlotte Petri-Gornitzka, Diretora Executiva Adjunta da UNICEF para Parcerias acredita que "juntos, estamos a mapear as escolas em todo o mundo para identificar as lacunas de conectividade nas comunidades” e que é “essencial que colaboremos em vários setores no sentido de ligar as escolas e fornecer qualidade na aprendizagem digital, para que todas as crianças e jovens possam dar o salto rumo a um futuro brilhante".

A conectividade representa oportunidades de carreira e de cultivo de um génio mais criativo e inovador. O relatório destaca outros benefícios, como o aumento da qualidade educativa; a criação de trabalho e de uma força laboral mais capaz e, por fim, a estimulação do desenvolvimento comunitário e crescimento económico. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.