Data center definido por software dá acesso a serviços digitais e negócios essenciais

Segundo a Equinix, os data centers definidos por software são mais eficientes, sustentáveis e económicos

Data center definido por software dá acesso a serviços digitais e negócios essenciais

De acordo com a Equinix, implementar uma infraestrutura de IT num data center interconectado e sustentável, definido por software, permite o acesso a serviços digitais e a ecossistemas de negócios cruciais. 

São vários os tipos de data centers, definidos pela sua vocação principal. Os data centers on-premises (detidos pelas organizações para alojar a sua infraestrutura de IT); os data centers de colocation (detidos e operados por provedores independentes para alojarem a infraestrutura de IT de outras organizações); os data center de bitcoin e criptomoedas (a ganhar popularidade por serem mais sustentáveis); os data center core (detidos e operados por organizações de IT, podendo também estar alojados num fornecedor de colocation em áreas metropolitanas onde as empresas trocam dados entre redes, clouds, fornecedores de XaaS e infraestruturas corporativas); e, finalmente, os data center edge (cada vez mais utilizados para aproximar a infraestrutura de IT de colaboradores, clientes e parceiros).

A Equinix explica que as tecnologias digitais inteligentes estão a revolucionar os serviços dos data centers, como a computação e armazenamento, redes e gestão da infraestrutura. Muitas funções críticas dos data centers, como as relacionadas com a sustentabilidade, estão a ser automatizadas através de sistemas de inteligência artificial e machine learning definidos por software, de modo a aumentar a eficiência e reduzir custos. 

Os data centers definidos por software (SDDC) não são apenas mais eficientes e económicos; são igualmente proativos, uma vez que a infraestrutura de IT pode reagir automaticamente a problemas em tempo real, evitando falhas graves e dispendiosas, explicam os especialistas da Equinix. Assim, afirmam que a interconexão definida por software é a “cola” que une a infraestrutura digital e os ecossistemas nos diversos tipos de data center.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.