Cinco previsões da Gartner para a IoT

Os analistas da Gartner preveem que, em 2020, mais de metade dos processos de negócio e sistemas incorporem elementos de IoT. Mas implicações futuras não se ficam por aqui, e dizem sobretudo respeito à segurança.

Cinco previsões da Gartner para a IoT

Segundo a consultora, o impacto da IoT nas vidas dos consumidores e dos negócios está a aumentar a um ritmo elevado, à medida que os custos de incorporação de sensores em objetos continua a diminuir.

“Aplicações de IoT que, anteriormente, não eram praticáveis vão tornar-se cada vez mais praticáveis”, indica W. Roy Schulte, vice president e analista na Gartner. “A IoT é relevante em virtualmente todas as indústrias, apesar de não o ser em todas as aplicações. Não haverá aplicações puramente de IoT. Ao invés, haverá muitas aplicações que vão aproveitar a IoT em pequenos ou grandes aspetos do seu trabalho. Como resultado, os analistas de negócio e developers de processos information-center devem ter expertise e ferramentas que lhes permitam implementar aspetos de IoT que desempenham algum papel nos seus sistemas”.  

Assim, a Gartner deu a conhecer cinco previsões relacionadas com a IoT. A principal indica que, dentro de quatro anos, mais de 50 por cento dos processos de negócio e sistemas incorporem algum elemento de IoT.

Mas há mais: até 2018, 75 por cento dos projetos de IoT deverão demorar o dobro do tempo projetado a implementarem-se. Quanto mais ambicioso e complexo for o projeto, maior será o incumprimento de calendário. Em alguns, diz a Gartner, terão que ser feitos compromissos que permitam cumprir os deadlines, o que levará a um enfraquecimento da performance, da segurança ou da integração com os processos já existentes. Com o passar do tempo, o projeto de IoT poderá mesmo ter de ser implementado de novo. 

Outra previsão aponta que, em 2020, haverá um mercado negro de sensores falsificados e dados de vídeo que ultrapassará os 5 mil milhões de dólares. A informação gerada pelos objetos de IoT está a dar origem a implicações de segurança e privacidade, que as empresas devem começar a endereçar, segundo a Gartner. Isto é um risco cada vez maior para a organização, trazendo complexidade pouco familiar para a maioria dos líderes de negócio e de IT.  

“Um mercado negro com sensores e dados de vídeo falsos ou corruptos significará que a informação pode ser comprometida ou substituída por informação deliberadamente manipulada e imprecisa. Este cenário vai impulsionar o crescimento de produtos e serviços de privacidade, resultando numa discussão pública e longa sobre o futuro da privacidade, sobre os meios para proteger a privacidade individual e sobre o papel da tecnologia e do governo na proteção da mesma”, sublinha Ted Friedman, vice president e analista na Gartner.

O último prognóstico diz que, em 2020, os custos de segurança relacionados com a IoT representarão 20 por cento dos orçamentos anuais de segurança – eram inferiores a um por cento em 2015.

“Grandes vendors de cibersegurança e service providers já estão a entregar roadmaps e arquitetura para segurança relacionada com a IoT, em antecipação da oportunidade de mercado”, refere Earl Perkins, research vice president na Gartner.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.