Maioria das empresas planeiam incorporar dispositivos de IoT

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Tech Pro Research, 67 por cento das empresas em todo o mundo encontram-se atualmente a utilizar dispositivos da IoT, ou a planear fazê-lo em breve, incorporando-os na sua política BYOD.

Maioria das empresas planeiam incorporar dispositivos de IoT

BYOD (Bring Your Own Device) e Internet of Things (IoT) preparam-se para dar as mãos e formar um conceito mais complexo, permitindo maior flexibilidade a nível dos dispositivos entre as empresas. Pelo menos é o que indicam os dados do mais recente relatório da Tech Pro Research, intitulado "BYOD, Weearables and Iot: Strategies, Security, Satisfaction", que consultou 206  profissionais de todo o mundo para descobrir como o BYOD, os wearables e a IoT impactam as suas empresas.

Entre os tópicos abordados encontram-se os níveis de satisfação e insatisfação com o BYOD, wearables e IoT na empresa; como gerir os riscos de segurança; estratégias para incorporar a IoT e os wearables no BYOD; e quem se encontra a utilizar o BYOD, IoT e wearables na empresa.

Os resultados obtidos revelam que o BYOD é praticado em 59 por cento das organizações e que 13 por cento pretendem implementar esta tendência - um total de 72 por cento. Verifica-se que o BOYD está mais disseminado entre os setores de produção e educação e que é mais comum em empresas de menor dimensão (50 funcionários ou menos), em comparação com as grandes organizações.

Os resultados deste estudo são semelhantes aos do estudo anterior da Tech Pro Research, que data de 2013, revelando que o BYOD é um processo sólido, que se alterou pouco no espaço de um ano.

A Tech Pro Research indicou vários potenciais benefícios da adoção da BYOD, tais como menores custos com os equipamentos, com os planos de serviços e com o suporte dos dispositivos.

A popularização dos wearables, incluindo os dispositivos de fitness e os smartwatches, assim como os dispositivos da IoT, podem vir a alterar o BYOD, assinala o estudo, diversificando-a e tornando-a mais complexa. Permite também expandir as possibilidades de negócio, embora a Tech Pro Research advirta para os malefícios que poderão surgir se estas tendências não forem geridas corretamente.

"Os wearables ainda são uma indústria lentamente em construção. Verificamos que praticamente metade dos inquiridos já estão a utilizar, a implementar ou a planear implementá-los no próximo ano", aponta Scott Matteson, analista da Tech Pro Research.

Verifica-se que, embora mais de metade dos inquiridos neste estudo (52 por cento) refiram que não têm intenção de vir a utilizar wearables, os dados mostram que o uso ativo destes dispositivos aumentou de 7 por cento para 12 por cento no período de um ano, sendo que também há um maior número de empresas a planear começar a utilizá-los. Aliás, 24 por cento das empresas já permitem a sua utilização, enquanto 23 por cento ainda estão numa fase de ponderação. Os wearables mais utilizados nas empresas são os smartwatches, sensores/monitores e headgear.

Em relação à IoT, já se encontra implementada em 32 por cento das empresas inquiridas, com uma percentagem superior de empresas (35 por cento) a indicar que estão a planear a sua implementação.

Os equipamentos de segurança, chips/ tags RFID e controlos de edifícios foram os principais dispositivos de IoT utilizados nas empresas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.