Capacitar funcionários através de tecnologia permite impulsionar retornos

Estudo patrocinado pela Lenovo e pela Intel aborda o tema da tecnologia e como esta pode melhorar a produtividade, o envolvimento do funcionário e a satisfação do cliente

Capacitar funcionários através de tecnologia permite impulsionar retornos

Um novo estudo encomendado pela Lenovo e Intel, intitulado "Fortalecer os funcionários com a tecnologia certa" e conduzido pela Forrester Consulting, descobriu que o impacto da tecnologia na melhoria da experiência do funcionário (EX), ou na jornada completa de um funcionário numa organização, é muito mais do que o previsto - destacando oportunidades para decisores de TI (ITDM) das organizações no ambiente de trabalho remoto e híbrido de hoje.

O insight principal aponta que, embora as empresas vejam em média um retorno de cinco vezes sobre o investimento na experiência do funcionário, impulsionado pelo aumento da produtividade, agilidade organizacional e satisfação do cliente, ITDM e funcionários discordam sobre as prioridades de tecnologia. Enquanto os ITDM estão a priorizar a integração estratégica de TI, as necessidades de software e serviços, os funcionários estão mais focados na sua experiência fundamental de tecnologia diária. Isso sugere que os líderes de negócios têm espaço para colaborar mais intimamente com os funcionários nas suas decisões de compra de TI para elevar o envolvimento da equipa, aumentar a satisfação do cliente e melhorar os resultados financeiros.

Com as organizações a mudarem o foco para o trabalho remoto e híbrido, os ITDMs estão a atualizar os dispositivos, software e serviços como parte das iniciativas EX para melhorar o engagement e a satisfação da equipa. Com base nos resultados da pesquisa, isso levou a mais gastos com tecnologia. Os líderes de TI estão a testemunhar um retorno de 5 vezes (um dólar gasto nestes programas rende cinco dólares de aumento de produtividade da equipa, agilidade organizacional e satisfação do cliente), com muitos à espera de aumentar os investimentos em quase 25% em dois anos.

Apesar disso, os funcionários ainda referem estar frustrados com a experiência de hardware e software de PC:

  • 50% dos entrevistados disseram que os seus dispositivos de PC estão desatualizados ou insuficientes (por exemplo, não são rápidos, confiáveis ou potentes o suficiente);
  • 46% observam que o seu software apresenta, frequentemente, mau funcionamento e interrompe o trabalho;
  • Apenas 33% estão extremamente satisfeitos com o portátil atual fornecido pela empresa;
  • Apenas 30% disseram que os seus portáteis ou desktops funcionam bem para colaboração cruzada.

É importante ressalvar que os ITDM e os funcionários definem a satisfação dos funcionários com a tecnologia como uma meta crucial. A satisfação com a tecnologia também tem o maior impacto positivo observável: quase 60% dos entrevistados do ITDM observaram um aumento de mais de 10% nas pontuações EX, melhorando a satisfação dos funcionários com a tecnologia. É evidente que os departamentos de TI e as tecnologias que eles oferecem são fundamentais para impulsionar o EX, além de fatores convencionais como recursos humanos, benefícios para o trabalhador e muito mais.

Há uma clara desconexão entre os funcionários e esses ITDM, cujas principais preocupações são a longevidade dos investimentos em tecnologia, e não o impacto no envolvimento da equipa. De acordo com o estudo, enquanto 84% dos ITDM acreditam que os funcionários podem facilmente mudar para um dispositivo de PC diferente se o atual precisar de ser substituído, apenas metade dos funcionários concorda que essa é uma solução disponível. Em última análise, os ITDM e os funcionários concordam que os ciclos de atualização podem ser aperfeiçoados e melhor alinhados. Além disso, os ITDM acreditam que a integração de hardware e software terá o maior impacto EX, enquanto os funcionários simplesmente desejam dispositivos que funcionem de forma consistente.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 28 Novembro 2020

IT INSIGHT Nº 28 Novembro 2020

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.