Big Tech vão estudar como a IA pode afetar empregos

Microsoft, Google, IBM, Cisco e outras empresas do setor unem-se para produzir um relatório sobre o impacto da inteligência artificial nos empregos tecnológicos

Big Tech vão estudar como a IA pode afetar empregos

À medida que a inteligência artificial (IA) ganha destaque no setor tecnológico, o debate sobre como afetará a economia, as organizações e os trabalhadores intensifica-se. As Big Tech, incluindo a Microsoft e a Google, que têm apostado em força na tecnologia com grandes investimentos, estão a formar um grupo para estudar como a IA pode afetar os empregos no setor tecnológico.

A liderança do grupo está a cargo da Cisco e conta também com a participação da IBM, Intel, SAP e Accenture. Além disto, sindicatos norte-americanos, como a American Federation of Labor and Congress of Industrial Organizations (AFL-CIO) e Communications Workers of America (CWA), são referidos como “conselheiros” do grupo. 

Embora não existam detalhes concretos sobre a ação do grupo, a Cisco adiantou, no seu anúncio sobre o grupo, que o seu foco incidirá sobre a produção de um relatório com “insights acionáveis para líderes empresariais e trabalhadores”.

O grupo propõe-se a estudar o impacto da IA em 56 tipos de empregos tecnológicos e, de acordo com um porta-voz da Cisco, as tecnológicas já estão a trabalhar para determinar os empregos nos quais o relatório se concentrará.

À medida que surgem avanços significativos na evolução tecnológica e a economia é consequentemente afetada, muitos executivos do setor tecnológico têm falado publicamente sobre “reskilling” e “upskilling” dos funcionários, com vista a proporcionar formação aos colaboradores de forma que estes desenvolvam novas competências. No entanto, sublinha o The Washington Post, são estas mesmas grandes empresas que têm demitido dezenas de milhares de trabalhadores com frequência.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.