IA reduzirá a força de trabalho dentro de cinco anos

41% dos executivos inquiridos pela Adecco Group preveem que a adoção de tecnologias de IA na sua empresa levará a um corte de empregos em cinco anos

IA reduzirá a força de trabalho dentro de cinco anos

De acordo com um inquérito realizado pela Adecco Group, fornecedor de recursos humanos e agência de recrutamento, 41% dos executivos seniores de negócios esperam ter uma força de trabalho menor dentro de cinco anos, muito devido à implementação de tecnologias de inteligência artificial (IA).

O estudo, que contou com o testemunho de executivos de duas mil grandes organizações a nível mundial, revela uma pretensão de cortes de emprego pela parte das empresas através do investimento na tecnologia emergente. Segundo a Adecco Group, existe uma “mentalidade de compra” em torno da IA, que “poderá exacerbar a escassez de competências e criar uma força de trabalho a duas velocidades”.

“Apenas metade dos líderes afirma que irão realocar os funcionários afetados pela IA. As organizações devem repensar urgentemente esta abordagem, desenvolvendo competências relevantes dentro da organização para garantir a empregabilidade contínua da força de trabalho atual”, afirma o relatório.

Alemanha e França são os países onde o número percentual é mais elevado, com 49% dos inquiridos a indicar que a sua empresa empregará menos pessoas dentro de cinco anos devido à IA. O número é mais baixo em Singapura, com 32%. Nos Estados Unidos, o número é de 36%.

Ainda assim, 57% dos executivos seniores de negócios acreditam que as competências humanas continuarão a ter mais influência em relação à IA no local de trabalho, enquanto 78% consideram que a IA generativa desempenhará um “papel crítico no fornecimento de oportunidades de qualificação e desenvolvimento”.

Rosanne Kincaid-Smith, Group Chief Operating Officer da Northern Data Group, empresa de serviços em cloud, afirma que a inteligência artificial reestruturará a força de trabalho, em parte com a criação de oportunidades.

“Embora não se possa negar que o interesse comercial na IA tem sido impulsionado pela sua capacidade de reduzir o número de funcionários, a perturbação será positiva – estas indústrias têm sofrido durante décadas crises de competências, com escassez de talentos devido às elevadas barreiras à entrada”, sublinha Kincaid-Smith.

“Em vez de combatê-la, precisamos de reavaliar os planos de carreira e investir na próxima geração de funcionários. Engenheiros robóticos, administradores de dados, analistas de descoberta de medicamentos – estes são os empregos de amanhã que dependem da IA”, acrescenta.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.