Automação, transformação digital e cadeias de valor impulsionam IoT

Além disso, os especialistas da Frost & Sullivan afirmam que o desenvolvimento da conetividade e redes 5G vão potenciar o mercado

Automação, transformação digital e cadeias de valor impulsionam IoT

Os especialistas da Frost & Sullivan dizem que, em 2022, havia 35,37 mil milhões de dispositivos IoT no mundo, e mais de 51% do total de conexões estavam relacionadas com a automação de edifícios, segurança e aplicações de vigilância. Para 2023, calculam que o número de dispositivos IoT ativos chegue a 41,76 mil milhões. Os principais impulsionadores do crescimento do IoT incluem a aceleração dos processos de automação, a continuação da transformação digital das empresas, a recuperação das cadeias de valor depois dos impactos da pandemia, e o desenvolvimento da conetividade e redes 5G.

Os especialistas destacam que os líderes consideram que a segurança e vigilância são os principais impulsionadores da adoção de tecnologias IoT, pelo que sistemas de segurança inteligentes baseados em IoT podem tornar os locais mais seguros, reconhecendo pessoas e objetos que entram e saem dos edifícios, acompanhando o estado de uma instalação e enviando alertas de segurança e respostas de emergência.  Da mesma forma, o edge computing e inteligência artificial estão a tornar-se tecnologias essenciais para os sistemas de vigilância – na monitorização de imagens e processamento de dados. 

Com o aumento dos ciberataques no âmbito da crescente digitalização e adoção de tecnologias pelas organizações. Em 2023, as organizações vão acelerar a implementação de conceitos e soluções industriais de IoT para agilizar as operações, melhorar a produtividade e qualidade do produto, e reduzir custos. 

Além disso, os digital twins estão a crescer em popularidade entre a Indústria 4.0, graças à análise de dados e IoT, proporcionando manutenção preditiva e deteção de falhas. 

Além de facilitar a automatização de processos manuais, o IoT vai melhorar as experiências dos clientes, afirmam os especialistas. Mais, vai desempenhar um importante papel em experiências imersivas, como o metaverso, nomeadamente em permitir que as realidades virtuais interajam como mundo real, proporcionando experiências mais imersivas. 

Os especialistas afirmam que as tendências da indústria IoT incluem:

  • Sustentabilidade. Com os líderes das empresas a usar dispositivos conectados para reunir e analisar informações sobre fatores ambientais e atividades mais ecológicas
  • Pagamentos digitais. À medida que as cidades se tornam mais conectadas, a utilização de pagamentos digitais vai aumentar. O crescimento dos pagamentos de IoT, que envolvem transações realizadas por dispositivos conectados à internet com um certo nível de autonomia, deverão ocorrer em todos os setores da indústria.
  • LPWAN. O IoT também vai acelerar os projetos de grande escala graças às low-power wide-area networks (LPWAN) de baixa potência. No entanto, nos próximos anos, as empresas deverão adotar uma abordagem inovadora com a complementação de tecnologias LPWAN e outras tecnologias IoT, afirmam os especialistas. 
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.