Data Hub, nova solução SAP promete simplificar gestão de grandes quantidades de dados

De arquitetura aberta, esta nova solução abrange uma ampla gama de sistemas de armazenamento de dados, centralizando apenas o processamento

Data Hub, nova solução SAP promete simplificar gestão de grandes quantidades de dados

A SAP anunciou o lançamento de uma nova solução, o SAP Data Hub, que visa a criação de valor ao longo dos diversos sistemas de dados, através da integração, orquestração e governação dos dados, bem como ao criar poderosos canais de dados que podem contribuir para acelerar os resultados das empresas.

"As empresas estão à procura de uma abordagem unificada e aberta que as ajude a acelerar e a expandir o fluxo de dados ao longo dos seus sistemas de dados para todos os utilizadores", afirma Bernd Leukert, membro do conselho de Administração, Produtos e Inovação, da SAP. "O SAP Data Hub preenche a lacuna entre o big data e os dados empresariais, permitindo às empresas a construção de aplicações que extraem valor dos dados em toda a organização, independentemente da sua localização: na cloud, num data lake, num centro de dados da empresa ou, ainda, em plataformas SAP e não-SAP”.

A complexidade dos sistemas empresariais de dados tem aumentado significativamente com a proliferação das fontes de dados e destinos, tais como data lakes, armazéns de dados empresariais (EDWs), data marts, aplicações na cloud, armazenamento na cloud e ferramentas de business intelligence. De acordo com um estudo mundial da SAP, 74% dos decisores de TI afirmaram que o conjunto dos seus sistemas de dados era tão complexo que lhes limitava a agilidade e 86% referiram que, para além de poderem aceder aos seus dados, havia muito mais a fazer com eles. A solução SAP Data Hub estabelece uma nova categoria de software que permite que o processamento de dados seja gerido, partilhado e distribuído por toda a empresa, através de recursos de monitorização e gestão de sistemas de dados.

Ao fornecer uma visão detalhada compreensão de todos os sistemas de dados - desde fontes de software SAP, como a plataforma SAP HANA ou fontes não-SAP, como o Apache Hadoop – o SAP Data Hub promete as organizações a entender a utilização dos dados, interconexões e qualidade dos mesmos. Também permite a compreensão do impacto de mudanças no sistema de dados antes de as mesmas acontecerem. A SAP diz que as empresas podem descobrir novas oportunidades de dados, ao mesmo tempo que resolvem as ameaças de dados emergentes e asseguram o correto caminho do fluxo de dados.

O ambiente de design que o SAP Data Hub fornece possibilita a criação de fluxos de dados poderosos que permitem aceder, harmonizar, transformar e processar a informação proveniente da atual miríade de fontes em toda a organização. As equipas que desenvolvem estes fluxos podem ativar arquivos poderosos para computação e machine learning, como TensorFlow. Os modelos de fluxo fornecidos podem ser copiados, modificados e reutilizados para acelerar a criação e desenvolvimento de modelos.

O SAP Data Hub acelera a criação e gestão de fluxos de dados que abrangem várias fontes de dados, e distribui tarefas computacionais para os ambientes nativos onde residem os dados. Também permite que as organizações otimizem os investimentos existentes em recursos de processamento, nomeadamente soluções como SAP HANA, Apache Hadoop, solução SAP Vora e Apache Spark.

O SAP Data Hub vem juntar-se ao SAP Vora a aos SAP Cloud Platform Big Data Services como componentes-chave do sistema de inovação digital SAP Leonardo. Com as soluções da SAP para o big data e as funcionalidades SAP Leonardo, as empresas podem adotar uma abordagem sistemática de inovação digital em toda a empresa, com o mínimo risco e disrupção.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.